Conteúdo Principal
Publicado em: 14/03/2022 - 10h22 Atualizado em: 14/03/2022 - 21h32 Tags: Infância e Juventude, Infância, Adoção, Curso preparatório

1ª Vara da Infância e Juventude da Capital inicia Curso Preparatório para Adoção dia 28

Campanha de adoção

O Curso Preparatório para Adoção da 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca da Capital, do primeiro semestre deste ano, acontecerá no período de 28 de março a 18 de abril, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esma), como vem ocorrendo nas últimas edições.

Segundo informou o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, Adhailton Lacet Porto, o Curso Preparatório à Adoção é fundamental para todo aquele que pretende adotar uma criança ou um adolescente.

O magistrado ressaltou que a abertura será às 9h, no dia 28/03, onde ministrará uma palestra ao vivo, com a utilização da Plataforma Zoom. Momento, em que serão fornecidas orientações sobre como os participantes deverão acessar os conteúdo e atividades no ambiente de aprendizagem virtual desenvolvido conjuntamente com a Esma.

Adhailton Lacet salientou, ainda, que o Curso é preparado pela equipe técnica da 1ª VIJ de João Pessoa, contando também com a participação do Ministério Público e Defensoria Pública do Estado, com o apoio da Esma e da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba.

“Todos esses atores, em união de esforços, fazem com que o Curso esteja a cada dia mais aprimorado para transmitir aos participantes todo o conhecimento acerca do processo de adoção, dirimindo diversas dúvidas e, esclarecendo sobre o que é, realmente, ser pai e mãe de uma criança ou adolescente, através da adoção”, pontuou.

Em 2021, segundo dados fornecidos pelo Núcleo de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem) – 1ª Circunscrição, do Tribunal de Justiça da Paraíba, 183 pessoas concluíram o curso.

A formação, que ocorreu por meio virtual, por conta da crise sanitária, aconteceu em três edições; fevereiro, junho e novembro e contou com a participação de pessoas das cidades de Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, Cajazeiras e Queimadas (PB), Capela (AL), Araguaína (TO), Imbituva (PR) e Brasília (DF).

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611