Conteúdo Principal
Publicado em: 18/11/2022 - 13h04 Atualizado em: 18/11/2022 - 13h06 Tags: Coordenadoria da Mulher, Mulher, Paz, Casa

22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa já tem 813 audiências agendadas em 31 Comarcas paraibanas

Tem início nesta segunda-feira (21) a 22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa. O Tribunal de Justiça da Paraíba participará com o envolvimento de 35 unidades judiciárias, 31 Comarcas e o agendamento de 813 audiências, segundo levantamento da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. O esforço concentrado acontecerá até a sexta-feira (25).

Dentre as audiências a serem realizadas, o maior quantitativo foi marcado pelo Juizado de Violência Doméstica de Campina Grande (253), em segundo o Juizado da Comarca da Capital (180), seguido da 6ª Vara Mista de Patos, com 88 processos na pauta.

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os Tribunais de Justiça estaduais, tem como objetivo ampliar a efetividade da Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), concentrando esforços para agilizar o andamento dos processos relacionados à violência de gênero.

A coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça paraibano, juíza Anna Carla Falcão ressaltou o envolvimento do Poder Judiciário paraibano nos trabalhos para a realização e êxito do evento, por meio dos magistrados, que atuam na matéria, e dos servidores.

“Estamos com uma expectativa de excelentes resultados na eficiência da prestação jurisdicional, nosso maior objetivo. Atuaremos em parceria com o Ministério Público, defensoria e delegacias, também, para que toda a estrutura processual, de mãos dadas, possa dar uma resposta o mais célere possível nesses processos”, salientou a magistrada.

A coordenadora da Mulher do TJPB observou que, após a última semana ocorrida em agosto deste ano, mais de mil processos foram arquivados nas unidades com competência sobre a matéria, significando a afirmativa de que em todos esses processos as vítimas já tiveram uma resposta às suas demandas.

“O importante não são apenas os trabalhos durante a semana, mas os resultados que dela se colhe”, enfatizou a juíza Anna Carla Falcão.

O também coordenador da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPB, juiz Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior pontuou que o Tribunal de Justiça paraibano se alia ao CNJ, na edição de mais uma Semana da Justiça pela Paz em Casa, buscando imprimir celeridade e efetividade aos processos relacionados à violência doméstica.

“Para tanto, várias comarcas aderiram às programações desta semana que contará, não apenas com esforço concentrado de audiências, mas abraçando, também, a campanha dos 16 dias de ativismo em prol da manutenção dos direitos humanos e de minorias”, exaltou o magistrado.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611