Ação educativa sobre violência contra a mulher ocorrerá em praça de Santa Rita nesta sexta-feira
A coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça da Paraíba, juíza Graziela Queiroga, e a juíza titular da 5ª Vara da Comarca de Santa Rita (unidade competente para apreciação dos processos de violência contra a mulher), Anna Carla Falcão, vão participar, nesta sexta-feira (3), de uma atividade educativa e preventiva na praça próxima à Escola Estadual Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, situada no Bairro de Várzea Nova naquele Município. A ação ocorrerá das 7h às 11h30 e é promovida pelos órgãos que integram a Rede Estadual de Atenção às Mulheres, Crianças e Adolescentes em situação de Violência Doméstica e Sexual (REAAMCAV), que levará para a população esclarecimentos sobre os serviços voltados ao atendimento das mulheres vítimas de violência.
De acordo com a juíza Graziela Queiroga, a medida busca o fortalecimento do movimento de mulheres da Comarca de Santa Rita – município que sofreu, nos últimos 12 meses, dois crimes bárbaros de feminicídios, que chocaram a cidade. Também motivou a ação a alta incidência de casos de violência doméstica contra a mulher no local.
“Santa Rita sempre apresenta um número muito expressivo de processos desta natureza, tanto que em todas as edições da Campanha Justiça pela Paz em Casa a comarca é colocada em serviço extraordinário, como João Pessoa e Campina Grande. É preciso um olhar diferenciado, por isso, agora vamos à praça realizar um trabalho preventivo”, informou.
A magistrada explicou que também é uma forma de tirar o Judiciário do próprio ambiente, em direção a uma proximidade maior com a sociedade. “O projeto Tecendo Redes, do qual o Judiciário é parceiro, vem acontecendo desde o ano passado, quando fomos a Itaporanga e Piancó, em virtude de feminicídios ocorridos nesses lugares, justamente para fortalecer toda a rede de atendimento”, disse.
Na ocasião, os organizadores da atividade também estarão disponíveis para realizar rodas de diálogo com o corpo docente e discente da escola sobre a temática da violência doméstica e de gênero.
Estarão representados no evento a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), a Coordenação das Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher (COORDEAM), o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), entre outros serviços e organizações.
Por Gabriela Parente