Ação intersetorial contra abuso e exploração infantil realiza mais de 900 abordagens em Campina Grande
Mais de 900 abordagens foram realizadas durante a 9ª Ação Intersetorial que atuou no sentido de garantir e proteger os direitos de crianças e adolescentes em Campina Grande, no mês de junho. O comitê gestor que coordenou as atividades durante o período contou com a participação do Juizado da Vara da Infância e Juventude da Comarca local, que tem como titular o juiz Perilo Lucena.
“A ação intersetorial representou um grande avanço nas estratégias de proteção das crianças e adolescentes nesse período, quando há um maior aporte de pessoas, turistas, em que a cidade de Campina Grande mais precisa de estratégias de proteção, tanto para as crianças que vivem na cidade quanto para aquelas que vêm brincar nas festas juninas. Nesse período, foi feita a intensificação do cuidado junto à rede hospitalar, junto a empresa que administra o aeroporto, com capacitação e treinamento dos componentes das empresas aéreas junto com a equipe de identificação da Polícia Civil e da Casa da Cidadania de Campina Grande”, pontuou o juiz Perilo Lucena.
Em 30 dias de atividades, período em que transcorreram os festejos juninos, foram feitas 922 abordagens em 38 bairros de Campina Grande, além do Distrito de Galante. Desse total, 66 casos precisaram ser encaminhados para instituições de proteção à criança e ao adolescente como Conselho Tutelar, postos médicos e a família. Outros 839 casos abordados necessitaram apenas de orientação.
Em Galante foram verificadas 126 situações de trabalho infantil. Foram flagrantes de crianças e adolescentes fazendo coleta de material reciclável, comercialização de produtos, vigiando carros e até na mendicância.
Cerca de 100 profissionais estiveram envolvidos no trabalho de combate à exploração infantil, incluindo membros das secretarias municipais, policiais civis e militares, bombeiros, conselheiros tutelares e profissionais do Ministério Público do Trabalho, além de voluntários e colaboradores de entidades parceiras.
Atuação da equipe - O coordenador-geral da Ação Intersetorial da Secretaria de Assistência Social (Semas) de Campina Grande, Paulineto Sarmento, esclareceu que a atuação da equipe foi focada em abordagens educativas e preventivas, sensibilizando os(as) colaboradores(as) e barranqueiros sobre a importância do combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes eventos. Além disso, realizaram orientações no Parque do Povo, onde ocorre o Maior São João do Mundo, garantindo que as crianças e adolescentes estivessem em segurança e monitorando possíveis violações de direitos.
Paulineto Sarmento destaca que o resultado positivo da ação é fruto da união entre várias instituições, inclusive a parceria com a Justiça estadual. “Observamos um aumento significativo na conscientização por parte dos responsáveis pelas crianças. A presença constante das equipes de abordagem e as atividades educativas contribuíram para uma maior sensibilização da comunidade sobre os riscos e as consequências do trabalho infantil e da exploração sexual. A ação conjunta e coordenada de diversos órgãos e entidades foi crucial para o sucesso da iniciativa, garantindo um ambiente mais seguro e protegido para as crianças e adolescentes”, enfatizou.
Por Nice Almeida