Aemp, braço social do TJPB, promove ação com catadoras de material reciclável em João Pessoa
Vinte catadoras de material reciclável do Movimento da Economia Solidária de João Pessoa participaram, na sexta-feira (23), de ação promovida pela Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp), presidida por Nalva Coutinho. O evento aconteceu na sede da Aemp, no Centro de João Pessoa, com a participação da secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura da Capital, Norma Gouveia.
Logo pela manhã, as mulheres foram atendidas pela equipe de profissionais de beleza do Sesc/Senac, com a realização de serviços de escova, penteado, manicure e massagens. Depois, participaram de um almoço alusivo ao Dia das Mães e receberam kits de produtos de higiene, doados pelas aempianas e senhoras da sociedade. Cada uma recebeu sandálias Havaianas, da parceria da Aemp com o Juizado de Infância e Juventude de Campina Grande. O almoço e o bolo foram doados pela Sonho Doce e o Restaurante Classe A.
Segundo a presidente da Aemp, Nalva Coutinho, foi uma alegria imensa receber as catadoras de material reciclável de João Pessoa. “Desde que assumimos a Aemp tínhamos esse desejo de fazer uma ação em reconhecimento do trabalho delas, que desempenham um papel fundamental na nossa sociedade e no cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade”, disse Nalva Coutinho.
“Nos reunimos com Norma Gouveia, secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa, e acertamos essa data, para aproveitarmos o mês de maio e celebrarmos o Dia das Mães dessas mulheres. Fizemos tudo com muito carinho. Agradecemos a todos que participaram desse evento, à Anoreg-PB, na pessoa de seu presidente, Carlos Ulysses de Carvalho Neto, e do tabelião Germano Toscano, tesoureiro”, falou a presidente da Aemp.
Para a coordenadora de Finanças da Aemp, Cláudia dos Santos, foi um dia festivo e merecido. “Sim, foi uma ação muito bonita, até ficamos emocionadas com a alegria delas, que não tem tempo para ir a um salão, fazer o cabelo, um dia especial, com certeza”, destacou.
De acordo com a secretária Norma Gouveia, foi um dia marcante para esse grupo de trabalhadoras, que protegem o meio ambiente. “Elas são invisíveis, reconhecidas pela Aemp, pela presidente Nava Coutinho e associadas, um trabalho em parceria com a Sedes. Essa ação é uma porta que se abre, para que possamos fazer uma divulgação desse trabalho das catadoras de recicláveis, da questão da mulher que trabalha incansavelmente”.
Presente ao evento Regina Bonfá, chefe da Divisão de Economia Solidária, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa, que considerou valiosa a ação da Aemp e a parceria.
“Isso aqui é uma acolhida, é o respeito a essas mulheres que cuidam do meio ambiente e ajudam a todos nós a ter uma vida de qualidade. Elas cuidam da água, do aterro, retiram lixo e objetos recicláveis das ruas para evitar enchentes. Nós, cuidando delas, estamos cuidando da gente”, pontuou Regina Bonfá.
Dia de lazer
“Estou muito feliz com esse dia de lazer para nós, mulheres, pelo menos uma vez no ano. Estamos todas agradecidas à presidente da Aemp, Nalva Coutinho, e todas que participaram desse momento com a gente”, disse Maria do Carmo da Paixão, que integra o grupo de catadoras de material reciclável.
“Esse foi um dia bem interessante para a gente sair um pouco da rotina, porque é só trabalho, casa, criança. Estou feliz, pelo reconhecimento de nosso trabalho”, acrescentou Williane da Silva Ferreira.
As coordenadoras de Eventos e de Filantropia da Aemp, Diana Vita e Carmen Benevides, e a assessora Fernanda Gadelha participaram do encontro.
Por Kubitschek Pinheiro (fotos e texto)