Conteúdo Principal
Publicado em: 26/04/2016 - 14h05 Atualizado em: 27/04/2016 - 09h50

Alunos do Lyceu Paraibano são recebidos no Tribunal de Justiça

A vista à Corte de Justiça ocorreu dentro do projeto Conhecendo o Judiciário

O rumo que o Brasil irá tomar nos próximos meses com o processo de Impeachment da presidente do Brasil e a corrupção foram as maiores preocupações dos cerca dos 80 alunos do 3º Ano do Ensino Médio do Lyceu Paraibano, que participaram na tarde desta segunda-feira(25) de mais uma ação do projeto “Conhecendo o Judiciário”, do Tribunal de Justiça da Paraíba.
O desembargador Leandro dos Santos, coordenador do projeto, explicou o funcionamento da Justiça estadual, notadamente o que ocorre na Corte da Justiça, e, também, sobre o ação do “Conhecendo o Judiciário, informando ao alunado e professores que projeto nasceu como forma do poder se comunicar com as pessoas. “O Judiciário é um Poder da República. É um poder moderador na solução de conflitos, em que o juizes devem estar perto das pessoas”, esclareceu o magistrado.

Os questionamentos dos alunos foram vários mas as indagações predominantes recaíram sempre sobre o momento político que vive o país e que, para o magistrado, demonstra que os jovens estão refletindo e se envolvendo cada vez mais com as questões políticas.

O coordenador do projeto considerou muito interessante a inquietação dos estudantes, porque mostra que eles estão preocupados com o momento político e, também, com a cidadania. “São jovens do ensino médio , mas com preocupações de gente grande, que querem ser informados e terem a consciências sobre do que está acontecendo e os novos rumos que o pais poderá tomar”, finalizou o desembargador.

Aluno do Ensino Médio, Severino de Carvalho considerou o momento muito importante e esclarecedor para os estudantes, principalmente, na hora de buscar seus direitos. “A primeira imagem que eu tinha foi a de que a justiça é lenta, mas que se você considerar o número de processo que tramitam na justiça para julgamento, vai perceber que é justificável a demora”, ressaltou.

Já o estudante Vinícius considerou a experiência positiva já que o adolescente representa o futuro de um país. “Aqui recebemos um ensinamento muito valioso que é a informação de recebida de quando devemos procurar a justiça”, disse.

Por Clélia Toscano

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711