Alunos do Unipê e da escola Papa Paulo VI visitam o TJPB
A visita marcou a retomada do projeto Conhecendo o Judiciário
Acompanhado por mais de 100 alunos (48 do 6º período do curso de Direito da Faculdade Unipê e 55 do ensino médio da Escola Estadual Papa Paulo VI), o desembargador Leandro dos Santos percorreu as instalações do Tribunal de Justiça da Paraíba para apresentá-las e mostrar o funcionamento da sede do Poder Judiciário aos estudantes. A atividade foi a 10ª , dentro do projeto “Conhecendo o Judiciário”.
Em um primeiro momento, os estudantes conheceram o Tribunal Pleno, ocasião em que tiveram a oportunidade de fazerem perguntas e tirarem dúvidas referentes à estrutura e trabalhos desenvolvidos pelo Poder Judiciário.
O estudante Alex Sann Oliveira, do 3º ano da escola Papa Paulo VI, foi o mais curioso durante o tempo em que o desembargador Leandro dos Santos respondeu aos questionamentos dos alunos.
Ele acredita que esse conhecimento deveria ser levado aos alunos de escola pública, desde o início do ensino, para que elas crescessem mais responsáveis e soubessem as divisões dos poderes e, assim, atribuir as responsabilidades para cada Poder, seja o Executivo, o Legislativo ou o Judiciário.
“Eu fico triste e, ao mesmo tempo, feliz! Feliz por ter tido a oportunidade de conhecer o funcionamento da Justiça. E triste por só agora poder ter tido essa oportunidade, o que poderia ter ocorrido há muito tempo antes e ter tido mais responsabilidade, principalmente na hora de exercer o dever e direito do voto”, declarou o jovem de 19 anos.
Para o professor de Geografia, Caio Lima dos Santos, a importância de um projeto como este está no fato de que a escola não tem só o papel de formar o aluno do ponto de vista científico, de letramento ou de conhecimento matemático, mas principalmente de formar o aluno do ponto de vista da cidadania. “Trazer o estudante para um momento enriquecedor como esse é dar ao aluno o horizonte da cidadania”, frisou.
Segundo o idealizador do projeto, o desembargador Leandro dos Santos, “apesar da maioria dos visitantes ser estudantes de Direito, esse pessoal sempre vai adquirir mais conhecimento na prática sobre como funciona o Tribunal de Justiça; quais são os órgãos, como eles funcionam, o que é um juiz, o que é um desembargador. E, mais ainda, os alunos do ensino médio, pois eles serão os futuros profissionais do amanhã”.
A atividade contou com a visita à Galeria dos Ex-Presidentes, local onde estão as fotos de todos os desembargadores que presidiram o Tribunal de Justiça da Paraíba. Por fim, os alunos conheceram o Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, onde o desembargador Leandro falou sobre a história do ex-presidente Epitácio, paraibano que ocupou lugar de destaque nos três poderes da República, e único paraibano a chegar à Presidência do Brasil.
Por Marayane Ribeiro (estagiária)




