Aperfeiçoamento: Ditec atualiza sistema da Central de Atendimento do Judiciário
Com a finalidade de aperfeiçoar e qualificar a prestação de serviços aos cidadãos, a Diretoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça atualizou o sistema do Balcão Virtual do TJPB, que é a Central de Atendimento do Judiciário (CAJU), com o desenvolvimento de uma nova etapa.
A versão conta com funcionalidades como: fila de atendimento, tempo médio de espera, estatísticas e pesquisa de satisfação do cidadão, além de ser uma ferramenta que está sendo aperfeiçoada e unificada, para desburocratizar e tornar mais ágil o atendimento à sociedade.
A partir de agora, o atendimento será realizado por videoconferência, utilizando a tecnologia Google, já integrada ao Google Workspace, implantado na atual gestão do Poder Judiciário e que vem sendo utilizado na rotina de trabalho dos servidores e magistrados.
O diretor da Ditec, Ney Robson, lembrou que a Central de Atendimento do Judiciário (CAJU) é uma iniciativa que integra o Planejamento Estratégico do Tribunal, iniciada em 2024, com previsão de conclusão este ano. Tendo à frente a juíza-corregedora Maria Aparecida Sarmento Gadelha, o mecanismo é uma ideia inovadora, nascida no Centro de Inteligência e Inovação (CEIN) do TJPB e tem suporte da Ditec.
“As próximas etapas devem contemplar a integração com os sistemas do TJPB e possibilitar o autoatendimento, via chatbot, para serviços, como a consulta processual, datas de audiências, endereços e contatos de fóruns e setores do tribunal, dentre outros”, explicou Ney Robson.
Além do Balcão Virtual, a nova solução contempla o módulo de audiências que, de forma inovadora, realizará a transcrição automática da audiência, tendo também a gravação, o resumo dos acontecimentos, destaques, pessoas envolvidas ou citadas e, ainda, a utilização de Inteligência Artificial Generativa para interação.
“Desta forma, possibilitando a geração de novos textos a partir da necessidade dos magistrados e servidores, que poderão realizar perguntas, solicitar novos resumos e gerar textos padronizados, a exemplo de atas de audiência, minutas de relatórios para decisões e outros documentos”, enfatizou o diretor da Ditec.
O módulo de audiência também contém um corredor de espera, com link único para unidade judiciária ou administrativa e permite a realização de audiências simultâneas. Segundo pontuou Ney Robson, está prevista a integração com o Processo Judicial eletrônico (PJe) e o PJe Mídias, trazendo maior eficiência ao Judiciário paraibano.
Implantação - O novo Balcão Virtual será implementado nos fóruns de Santa Rita, Bayeux, Cabedelo, João Pessoa (fóruns Cível, Criminal e de Mangabeira) e de Campina Grande e na Gerência Judiciária.
Por Lila Santos