Conteúdo Principal
Publicado em: 04/05/2022 - 18h50 Atualizado em: 09/05/2022 - 15h52 Comarca: Pocinhos Tags: Comissão de Segurança, Visit, Segurança, Pocinhos

Aperfeiçoamento: servidores e seguranças da Comarca de Pocinhos passam por reciclagem do Acesso Seguro

treinamento acesso seguro
Treinamento do acesso seguro

Mais uma Comarca do Poder Judiciário passa por reciclagem online do Projeto Acesso Seguro. A capacitação virtual foi realizada, nessa terça-feira (3), envolvendo servidores, agentes de segurança e um policial militar que atuam na Comarca de Pocinhos. O treinamento acontece com unidades onde estão instalados os equipamentos de identificação do sistema “Visit”, como forma de aperfeiçoamento do serviço.

Durante a reciclagem os participantes recebem orientações sobre o projeto; a funcionalidade do Mobiliário (Recepção, Cabine blindada, Armário e Caixa de Areia); demonstração por slide do ingresso de um visitante nos fóruns; a forma correta para desmuniciamento de armas; informações gerais sobre a Resolução 11/2017 (normas para o acesso de usuário armado) e a condução adequada na detecção de mandado de prisão pelo software de controle de acesso “Visit”. Além disso, eles também são capacitados em Procedimentos de abordagem, Normas de segurança, Relação Interpessoal e Posicionamento e Postura do Agente de Segurança.

“Os trabalhos seguem orientações do Presidente do TJPB, Desembargador Saulo Benevides, da Comissão de Segurança e da Gestão do Acesso Seguro, no sentido de reforçar a qualidade do trabalho desempenhado pelos agentes de segurança e servidores. O aperfeiçoamento contínuo propicia melhoria substancial da segurança no ambiente de trabalho e na prestação do serviço ao jurisdicionado”, explicou o coordenador do projeto e ministrante da formação, Jardel Rufino, informando as próximas Comarcas que receberão o treinamento: São José de Piranhas, Areia, Alagoinha e Cabedelo.

A gerente do Fórum da Comarca de Pocinhos, Íris de Ana Gomes Apolinário disse ter sido muito interessante e proveitosa a reciclagem. Ela acrescentou estarem satisfeitos, agradecendo e parabenizando o servidor Jardel Rufino pelos relevantes esclarecimentos transmitidos. “O funcionamento do Acesso Seguro aqui na Comarca melhorou bastante a questão da segurança, tanto para o jurisdicionado, como para magistrados, servidores, Ministério Público, advogados, pois temos o controle, por meio da identificação, das pessoas que adentram as dependências do Fórum”, disse.

O projeto Acesso Seguro utiliza procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários que acessam os prédios do Poder Judiciário estadual. Integra o planejamento estratégico do TJPB e tem por referência a Resolução nº 291/2019 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário e a Resolução nº 11/2017 do TJPB. É apoiado pela Comissão Permanente de Segurança do TJPB, presidida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo como coordenador-adjunto, o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques. Além disso, tem como gestora a magistrada Michelini Jatobá, juíza auxiliar da vice-Presidência.

Por Lila Santos

 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611