Conteúdo Principal
Publicado em: 17/04/2024 - 16h09 Atualizado em: 18/04/2024 - 17h15 Tags: TJPB, TJPE, Aplicativo de Auditoria

‘Aplicativo de Auditoria’ desenvolvido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba deve ser utilizado no TJ de Pernambuco

-
Apresentação aconteceu no Audittório Alcides Carneiro

O trabalho desenvolvido pela Gerência de Auditoria Interna (Geaud) do Tribunal de Justiça da Paraíba tem sido referência nacional e outras Cortes estaduais passaram a demonstrar interesse em usar a inovação. Na manhã desta quarta-feira (17), sob a coordenação do juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Fábio Araújo, o gerente da Auditoria do Judiciário paraibano, Sidney Brito, apresentou para representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco o ‘Aplicativo de Auditoria’ do TJPB, assim como ao secretário de Auditoria Interna do TJPE, Maurílio Alves.

“O sistema desenvolvido por nossa Auditoria tem facilitado bastante as atividades internas desse segmento, tanto na rapidez, quanto na precisão, em especial na alta administração. É um trabalho colaborativo e estamos à disposição para disponibilizar esse serviço para outros tribunais, a exemplo de Pernambuco”, comentou o juiz Fábio Araújo.

“Ter a prática reconhecida por outras unidades de auditoria e poder contar com o apoio da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba e demais membros da alta administração, indica que estamos no caminho certo da melhoria contínua”, comentou Sidney Brito. O gerente de Auditoria do TJPB explicou que a inovação apresentada ajuda a alta administração na melhoria dos controles e na prevenção de problemas maiores. “A ferramenta otimiza a informação gerencial e fornece dados qualificados para a tomada de decisão. Isso tudo de forma simples e prática, já que a consulta se dá por meio de Painel de BI (Business Intelligence)”, explicou.

De acordo com o auditor interno do TJPE, depois da realização de uma pesquisa, houve uma indicação de boas práticas à Gerência de Auditoria do TJPB, por parte do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em relação a implementação de um Banco de Dados e um DashBoard (ferramenta que ajuda a ter acesso aos dados em tempo real) para controle e acompanhamento das recomendações de auditoria, contemplando indicador de atendimento, com a finalidade de otimizar as atividades.

Depois da apresentação, o secretário de Auditoria Interna do TJPE afirmou que a ferramenta deve ser instalada no Judiciário do Estado vizinho. “O que é bom a gente tem que copiar. Viemos observar, ver o que está sendo feito e achamos o sistema excelente. Vamos apresentar esse projeto à Presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco, com a total intenção de implementá-lo, o que vai nos ajudar muito na realização dos trabalhos e auditorias e consultorias”, adiantou Maurílio Alves Também participaram da explanação o auditor do Tribunal pernambucano, César de Albuquerque; e a oficial judiciária da Geaud, Cristina Rachel Costa.

Por Fernando Patriota
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611