Conteúdo Principal
Publicado em: 29/09/2023 - 00h00 Atualizado em: 29/09/2023 - 09h06 Tags: Patos, Títulos, Cidadania

Câmara de Vereadores de Patos entrega títulos de cidadão a desembargadores e juízas

Cinco desembargadores e duas juízas receberam os títulos
Cinco desembargadores e duas juízas receberam os títulos

Os desembargadores João Benedito da Silva, presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Carlos Martins Beltrão Filho (corregedor-geral de Justiça), Fred da Nóbrega Coutinho e Saulo Henriques de Sá e Benevides foram agraciados, na tarde dessa quinta-feira (28), com o Título de Cidadão Patoense. Na ocasião, também foram homenageados, com a mesma honraria, o desembargador aposentado Marcos William de Oliveira e as juízas Joscileide Ferreira de Lira e Anna Maria do Socorro Hilário Lacerda, magistradas da Comarca.

A solenidade de entrega das outorgas ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Patos - Casa Juvenal Lúcio de Sousa - e contou com a presença do prefeito Nabor Wanderley; da presidente do Legislativo municipal, vereadora Valtide Paulino; da desembargadora Agamenilide Dias Arruda Vieira Dantas; do deputado federal Hugo Mota; dos juízes auxiliares da Presidência Fábio Araújo, Michelini Jatobá e Lua Yamaoka; do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Alexandre Trineto; da presidente da AEMP, defensora pública Maria da Glória Oliveira da Silva; além de vereadores(as), juízes(as), diretores(as) e gerentes do TJPB, servidores(as) da Justiça e familiares.

“Hoje é um dia de significado ímpar para mim, porquanto me permitiu o Governante Eterno vir a esta cidade para receber o título de cidadania patoense e rever amigos que me são muitos caros e que me dão muita alegria a cada reencontro”, disse o presidente do TJPB. Ainda de acordo com o desembargador João Benedito, no município de Patos se pontificaram grandes nomes, que contribuíram para o progresso da cidade, tanto no campo econômico, como cultural. O autor da propositura foi o vereador Marco César Souza Siqueira.

O desembargador Fred Coutinho ressaltou, na ocasião, que foi uma honra receber a cidadania patoense. “O povo de Patos é um povo acolhedor e essa cidadania nos traz muita responsabilidade, para honrar o nome de Patos não só aqui, mas Paraíba afora”, falou. No mesmo sentido, o corregedor-geral, que foi juiz na Região, afirmou da alegria em receber a outorga. “É uma honraria muito grande receber essa cidadania de uma cidade que sempre admirei, um povo hospitaleiro, de grandes amigos e de grandes juízes e com certeza, é um compromisso a mais na minha vida o desenvolvimento de Patos”, assegurou o desembargador Carlos Beltrão.

entrega do título ao Des. João Benedito
Entrega do título de cidadão ao desembargador João Benedito

Também presente, o desembargador Saulo Benevides agradeceu aos parlamentares e destacou que a homenagem é o reconhecimento de um trabalho profícuo prestado pelo Tribunal de Justiça e pela Justiça local ao povo do município. “Patos está de parabéns e o Tribunal enxergou bem a potencialidade dessa cidade”, enfatizou o desembargador Benevides.

Já o desembargador Marcos William ressaltou que o título tem um significado duplo: o reconhecimento do trabalho do TJPB na elevação da Comarca e o orgulho de ser cidadão patoense. ‘Patos tem uma história invejável e uma história de pioneirismo no Estado. Enfim, é uma honra enorme colecionar mais um título de cidadão, principalmente, agora no Sertão do Estado”, afirmou.

Nabor Wandeley disse que esses títulos são um reconhecimento do trabalho que o Tribunal de Justiça vem promovendo em toda a Paraíba. “A entrega desses títulos engrandece nossa cidade e o nosso povo, e sabemos o quanto o Judiciário estadual vem fazendo pelos cidadãos paraibanos e a importância que o Tribunal teve na elevação da nossa Comarca para 3ª Entrância, além das reformas na estrutura da unidade judiciária”, comentou o prefeito.

Auditório da Câmara Municipal ficou lotado durante solenidade
Auditório da Câmara Municipal ficou lotado durante solenidade

A presidente da Câmara, vereadora Valtide Paulino, falou da felicidade do Legislativo Municipal de Patos entregar os títulos de cidadão aos desembargadores e às juízas. “Há poucos meses, a cidade de Patos recebeu um grande presente através do Tribunal de Justiça que foi à elevação da Comarca de Patos para 3ª Entrância. Então, esta Casa não podia se omitir de agradecer e homenagear esses homens e mulheres da Justiça da Paraíba”, disse a parlamentar.

“É com muita honra que hoje me torno oficialmente filha de Patos, lugar que aprendi a amar desde a minha infância”, afirmou a diretora do Fórum, Joscileide Ferreira, ao receber a homenagem. Já a juíza Ana Hilário ressaltou que a outorga não só a emocionou, mas a dignificou e a engradeceu. “Patos, terra que aqui me acolheu já por mais de duas décadas, que já fazia parte da minha história, agora, oficialmente patoense por adoção”, ressaltou a magistrada.

Os títulos de cidadania patoense do corregedor Carlos Beltrão, Fred Coutinho e Saulo Benevides teve como autores, respectivamente, os vereadores Vatilde Paulino Santos (Tide Eduardo), Maria de Fátima Medeiros e Nadigerlane Rodrigues de Carvalho Almeida Guedes. Já as proposituras ao desembargador aposentado Marcos William e das juízas Anna Hilário Lacerda e Joscileide Ferreira foram, respectivamente, dos vereadores Emanuel Rodrigues de Araújo, José Ítalo Gomes Cândido e Nadigerlane Rodrigues de Carvalho Almeida Guedes.

Por Marcus Vinícius

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611