Campanha “Outubro Rosa” alerta sobre câncer de mama e abre comemorações de aniversário do TJPB
Na ocasião, será montado um estande, onde equipe do Setor de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal distribuirá folders, com explicações sobre como realizar o autoexame das mamas e informações sobre direitos das mulheres, como mamografia a partir dos 40 anos, cirurgias reconstitutivas de mamas, saque de FGTS e PIS para tratamento de saúde, entre outros.
A semana de aniversário do Tribunal foi programada pela Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado, presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque.
“O Tribunal se mostra engajado nesta luta contra o câncer de mama. Isso revela que a comemoração também tem uma conotação do cuidado com saúde dos servidores e também da população feminina, mostrando que o tema interessa ao Judiciário”, disse o desembargador Marcos Cavalcanti.
Nesta terça-feira (22), será lançado o livro “História da Comarca de Mamanguape”, de autoria do desembargador Marcos Cavalcanti. A obra é a primeira de uma série denominada “comarcas paraibanas”, que foi idealizada pela presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, e será executada pela Comissão de Cultura.
A programação, que segue até o dia 25, inclui ainda uma série de eventos voltados para a questão da Infância e Juventude, com ciclos de debates, concessão de honrarias a autoridades e servidores, lançamento de livros, conferências e workshops sobre o tema “adoção”. Este último, tratará sobre os planos estadual e nacional de convivência familiar e comunitária; o papel do juiz durante o processo da adoção; a preparação e a escuta das crianças, a perspectiva do adotado e a humanização.
Confira a programação completa no site
http://issuu.com/tjpb/docs/122_anos_do_tj
História – Criado pelo Decreto n°. 69, de 30 de setembro de 1891, o então Superior Tribunal de Justiça da Paraíba foi instalado oficialmente no dia 15 de outubro do mesmo ano. Antes, porém, no dia 9 de outubro, o Governador Venâncio Neiva nomeava os cinco primeiros desembargadores e demais integrantes da Magistratura paraibana.
A primeira composição do TJPB foi formada pelos desembargadores Manoel da Fonseca Xavier de Andrade, Augusto Carlos de Amorim Garcia, Francisco de Gouveia Cunha Barreto, Amaro Gomes Carneiro Beltrão e Vicente Saraiva de Carvalho Neiva.
O Tribunal de Justiça da Paraíba é o órgão máximo do Poder judiciário do estado brasileiro da Paraíba, com sede na capital paraibana, João Pessoa, com jurisdição em todo o território estadual.
Gecom - Gabriela Parente




