Cartório Unificado de Mangabeira abrange 22 bairros e realiza 200 atendimentos por dia
O Cartório Unificado do Fórum Regional de Mangabeira, na zona sul de João Pessoa, realiza uma média de 200 atendimentos por dia, segundo dados fornecidos pela unidade judiciária. Os serviços oferecidos pelo Cartório beneficiam cidadãos de 22 bairros da Capital. No local funcionam quatro Seções envolvendo processos nas áreas Cível, Família e Juizado Especial, ao invés da existência de vários Cartórios.
O sistema de unificação das unidades judiciárias foi implantado há mais de 10 anos na Justiça da Paraíba e teve como experiência piloto o Cartório Unificado do Fórum Regional de Mangabeira. A unificação dos Cartórios Judiciais foi uma iniciativa do Poder Judiciário estadual para proporcionar maior celeridade, efetividade e eficiência na prestação jurisdicional, bem como aprimorar o ambiente de trabalho de servidores e magistrados (as). O diretor do Fórum, juiz Fernando Brasilino, destaca ser um serviço judiciário prestado à sociedade, pioneiro na Paraíba, e que deu muito certo.
“Nós temos atuando, aqui, funcionários e magistrados capacitados, pessoas dedicadas que atende com serviço de excelência a todos que buscam a prestação jurisdicional, sejam partes ou advogados. O cartório funciona dentro de uma harmonia, com tranquilidade, sincronizado, resolvendo todas as demandas existentes e buscando sempre o aperfeiçoamento”, ressaltou o magistrado.
A coordenadora do Cartório Unificado de Mangabeira, Maria do Socorro Pereira Vieira, informou que para aprimorar ainda mais a prestação jurisdicional, criaram atualmente um sistema de atendimento prévio, que funciona com três servidores para atender as demandas iniciais. Há, ainda, o atendimento por parte dos funcionários das quatro Sessões e o efetuado pela Coordenadoria.
“Assim que o cidadão chega ao fórum, tanto as partes quanto os advogados, eles são recepcionados no setor de atendimento. Quando é uma questão para só desarquivar o processo, pegar uma cópia de sentença, algo que não haja necessidade de migrar o processo, ou apenas colher informações sobre a tramitação processual, esse atendimento é realizado pelo setor específico, não sendo necessário ir ao cartório”, relatou Socorro Pereira.
Apesar da existência do sistema do Balcão Virtual, o canal de comunicação do jurisdicionado com o Cartório Unificado de Mangabeira mais procurado ainda é o WhatsApp e as ligações para os números institucionais, salientou a coordenadora. Ela comentou, também, que as Seções possuem chefias que são: Maria Lenil de Bezerra, chefe adjunta da Seção Juizado Especial; Márcia de Oliveira e Silva, da Seção Cível; e Eduardo Vieira Beltrão, da Seção Família.
O Cartório Unificado tem um acervo de 20.189 processos, dos quais 17.367 estão ativos, distribuídos nas quatro Seções, que contam com a atuação de 10 magistrados (dois na criminal, dois na família, dois no juizado especial e quatro na cível) e 39 servidores.
Na opinião de Socorro Pereira, a mudança de varas para cartório unificado melhorou muito, principalmente a questão da produtividade. Conforme enfatizou, a equipe é unida e os servidores são comprometidos, resultando na conquista de premiações.
“Mesmo com a reforma que aconteceu no Fórum de Mangabeira, o cartório continuou funcionando, atendendo os cidadãos por todos os canais e as audiências sendo realizadas, seja por meio presencial ou virtual. O importante é manter com qualidade e eficiência a prestação jurisdicional”, enfatizou a coordenadora do Cartório Unificado.
Telefones para contato - Para entrar em contato com as unidades judiciárias que funcionam no Fórum Regional de Mangabeira o cidadão tem os seguintes números à sua disposição:
Atendimento Cartórios - 3612-8428
Coordenação Cartórios - 9 9144-9789
Cartório de Família - 9 9144-1536
Cartório Cível - 9 9144-7733
Juizados Especiais - 9 9143-0799
Administrativo - 3612-8400 e 9 9145-0559
Por Lila Santos