Conteúdo Principal
Publicado em: 17/02/2022 - 17h17 Atualizado em: 17/02/2022 - 17h24 Tags: Infância e Juventude, SNA, Ceja, Coinju

Ceja e Coinju tiram dúvidas sobre Sistema de Adoção durante webinário

Captura de tela do webinário sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA)
Webinário sobre o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA)

Mais de 70 pessoas, entre servidores e magistrados da área da Infância e Juventude do Estado, debateram e tiraram dúvidas sobre o funcionamento e a alimentação do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA) na tarde desta quinta-feira (17). O webinário sobre o tema foi realizado por meio de parceria entre a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) da Corregedoria Geral de Justiça e a Coordenadoria de Infância e Juventude (Coinju) do TJPB.

Ao abrir a reunião, o coordenador da Infância e Juventude, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, revelou que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará, no mês de maio, uma inspeção nos tribunais para verificar a situação do SNA. “Convocamos esta reunião de trabalho a fim de que possamos identificar e suprir as eventuais dificuldades em relação à alimentação do Sistema”, antecipou o desembargador.

Ainda na abertura, o corregedor-geral de Justiça e presidente da Ceja, desembargador Fred Coutinho, falou sobre a importância dos debates relacionados às ferramentas para facilitar os processos de adoção. “Uma honra estarmos mais uma vez debruçados sobre esse tema. Estamos aqui para ouvi-los, tirar dúvidas, corrigir falhas em busca de acertarmos e, futuramente, enfrentarmos essa inspeção, com a certeza de que a Paraíba se sairá bem”, afirmou.

Na ocasião, o juiz corregedor Fábio Araújo reforçou a importância do SNA para a realização da adoção. “É preciso atentar para o fato de que o sistema, por ser nacional, é um forte instrumento de concretização dessa jurisdição social que é a adoção. A ideia é que o SNA reflita fielmente a realidade de cada unidade. Se assim estiver, teremos, também, uma trabalho referendado pelo CNJ”, asseverou.

O magistrado afirmou, ainda, que as questões levantadas durante o evento serão demandadas pela Corregedoria para que as atualizações necessárias sejam viabilizadas.

A apresentação foi iniciada pela secretária administrativa da Ceja, Ana Cananéa, que explicou aspectos básicos do sistema, como status de registros, cores de alertas, campos obrigatórios, e outros assuntos. Em seguida, os participantes expuseram suas questões, que foram respondidas, também, pelos servidores do Núcleo de Apoio da Equipe Multidisciplinar (Napem), Thomaz Rocha e Fernanda Sattva.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611