Conteúdo Principal
Publicado em: 11/11/2019 - 14h15 Atualizado em: 23/09/2020 - 17h48 Comarca: Catolé do Rocha Tags: XIV Semana da Conciliação - Catolé do Rocha

Cejusc de Catolé do Rocha registra mais de R$ 150 mil em acordos durante a Semana Nacional da Conciliação

Mais de R$ 150 mil em acordos firmados foram registrados no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Catolé do Rocha, após a realização da XIV Semana Nacional da Conciliação. A unidade judiciária participou do evento com 737 processos em pauta. Foram realizadas 640 audiências, uma média de 147 por dia, homologadas 113 negociações e proferidas 214 sentenças. Os trabalhos envolveram uma equipe formada pelos magistrados Renato Levi, diretor do Fórum, coordenador do Cejusc e titular da 3ª Vara Mista, a juíza Fernanda de Araújo Paz, da 2ª Vara Mista e respondendo pela 1ª Vara, e mais 14 pessoas, entre colaboradores e conciliadores.

O juiz Renato Levi destacou que o resultado superou todas as expectativas. Segundo ele, já na primeira semana de funcionamento do Cejusc o fórum ficou lotado. “Realizamos mais de 140 audiências por dia, isso referente às três varas mistas da comarca. Fica o sentimento de satisfação pelo serviço prestado e o agradecimento a todos os servidores que tanto se dedicaram e se empenharam para realizar mais de 600 audiências em uma única semana”, salientou.

O técnico judiciário e chefe de cartório da 3ª Vara, Francisco João da Silva Cláudio, avaliou os resultados obtidos e o desempenho da Comarca de Catolé do Rocha na Semana Nacional da Conciliação como um grande avanço, principalmente por ter proporcionado a realização de audiências que estavam pendentes. “Além das mais de 200 sentenças proferidas em audiências, os demais processos que estavam conclusos serão sentenciados. Acredito que 80% das ações que estavam em pauta ou saíram com sentença ou serão julgadas ainda neste mês de novembro”, enfatizou, acrescentando que mais de mil partes foram beneficiadas.

Já para a gerente do Fórum da Comarca, Lucimeire de Oliveira Veras Guedes, foi uma semana muito importante para a população e marcante, também, para o Judiciário local. Ela lembrou que foi na Semana Nacional de Conciliação a inauguração do Cejusc de Catolé. “Com a colaboração de muitos, conseguimos realizar esse evento. Pra mim é uma alegria imensa vê o importante resultado alcançado pela Comarca. Além do privilégio de termos a presença do presidente do TJ, na inauguração do Centro. Sabemos que não só nessa semana, mas, em todo tempo, podemos contar com o empenho de todos os servidores envolvidos”, frisou.

Funcionamento do Cejusc – O magistrado Renato Levi informou que, mesmo após o fim da Semana da Conciliação, o Cejusc continuará atendendo a população. “Como centro de cidadania, aproximando a sociedade do Poder Judiciário, o Cejusc funcionará em duas salas no nosso fórum, realizando audiências regularmente”, ressalvou.

Ele explicou, ainda, como o cidadão deve proceder para poder usufruir dos serviços do Cejusc de Catolé: “Tão logo a parte ajuíze uma ação, que permita a conciliação, as secretarias das três varas diligenciarão para marcar audiência com a máxima brevidade possível. Destaco, também, que, para aqueles que não possuem a possibilidade de pagar um advogado, há, no fórum, um Núcleo da Defensoria Pública e, a depender da matéria, o Ministério Público estadual”, concluiu.

Por Lila Santos/Gecom-TJPB
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611