Conteúdo Principal
Publicado em: 17/09/2021 - 13h36 Atualizado em: 17/09/2021 - 13h53 Tags: TJPB, Aemp, Projeto, Cursos Profissionalizantes

Com o apoio do TJPB, Aemp dá início ao Projeto ‘Cursos Profissionalizantes’

Presidente da Aemp, Carmen Benevides, dá boas vindas aos alunos do Projeto Cursos Profissionalizantes

O Projeto ‘Cursos Profissionalizantes’, desenvolvido pela Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp), já está em prática desde o dia 13. Implantado na atual gestão da Aemp, que tem à frente Carmen Benevides, contempla, inicialmente, os cursos de Informática e Beleza, numa parceria com o Senac e o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O público é formado por homens e mulheres que buscam uma profissão, sendo o curso de Informática para a faixa etária a partir dos 16 anos, e o de Beleza, dos 18 anos. As aulas são presenciais, com adoção de todos os cuidados sanitários estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde: uso de máscaras, verificação da temperatura, distanciamento, álcool em gel em todas as mesas e sacos plásticos para guardar as máscaras na hora do lanche.

As aulas ocorrem no Centro Profissionalizante Nossa Senhora de Fátima, na sede da Aemp, localizada na Rua Rodrigues Chaves, 213, Centro da Capital. Os cursos têm o apoio, ainda, da TV Cabo Branco e TV Paraíba.

Curso Profissionalizante: Beleza

Segundo a presidente da Aemp, Carmen Benevides, o trabalho é focado no pensamento filantrópico e social da entidade. “Fiz uma parceria com o Senac da Paraíba, e foram oferecidos alguns cursos. A princípio, estamos lançando os cursos de Informática e Beleza. Em novembro, vamos começar o de Gastronomia”, comentou Carmen.

A presidente da Aemp destacou a importância do apoio do Tribunal de Justiça nas realizações sociais da entidade. “Consideramos da maior importância o apoio voluntário de funcionários, pessoas que se sensibilizaram com a nossa causa maior e querem ajudar o próximo, proporcionando o primeiro emprego, uma independência financeira. Contamos sempre com essa força do Tribunal em todos os sentidos. Sem o apoio do Tribunal nada disto aconteceria”, afirmou a presidente Carmen Benevides.

Atendimento psicológico

Curso Profissionalizante: informática

A presidente da Associação destacou outra parceria importante, com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça da Paraíba, que tem à frente a juíza Anna Carla Falcão da Cunha Lima. Essa parceria já está rendendo bons frutos, com a disponibilização de cursos profissionalizantes para mulheres que sofrem violência doméstica e as rodas de conversas com grande equipe.

Os cursos estão incorporados ao Projeto ‘Cuida de Mim’, que disponibiliza serviços de atendimento às vítimas de violência doméstica. O ‘Cuida de Mim’ é fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado, desde 2018, entre a Coordenadoria da Mulher do TJPB e a Aemp, o qual tem como objetivo disponibilizar atendimento psicológico às mulheres que sofrem violência doméstica e familiar.

“Esse projeto tem crescido muito. A juíza Anna Carla pediu nosso apoio para prestar assistência às mulheres. Assim, entramos em contato com a Gevid (Gerência de Qualidade de Vida do TJPB) e acertamos a ampliação dessa parceria, com a participação das universidades Unipê, Maurício de Nassau e Famene, que disponibilizaram alunos estagiários para nos ajudar nesse trabalho. Já estamos com muitos agendamentos. Inclusive, iniciamos as Rodas de Conversas online, e a parte presencial vai acontecer nesse mês de outubro”, pontuou Carmen Benevides.

Projeto ‘Cursos Profissionalizantes’

Para esses encontros, a Aemp já está organizando as salas com as divisórias onde ocorrerão os atendimentos às mulheres que sofrem violência doméstica, que também terão oportunidades de fazer os cursos promovidos pela entidade.

A propósito, a Aemp está integrada ao “Setembro Amarelo”, campanha que vem sendo desenvolvida pela Gevid do TJPB.

Dia da Criança e agasalhos

Além da Campanha de Agasalhos, realizada no mês de agosto, que foi um sucesso e contou com o apoio das aempianas e da senhora Lúcia Costa, integrante do Coral da Aemp, que confeccionou 100 gorros com lã doada pela Aemp, a presidente Carmen Benevides já definiu a data de comemoração do Dia da Criança da Creche Maria da Luz: dia 8 de outubro, reunindo mães e crianças na creche, que foi fundada na gestão da aempiana Enaura Madruga como presidente da entidade (biênio 1993/1995), ocasião em que seu marido, o desembargador Joaquim Madruga, presidiu a Corte de Justiça.

Os gorros e agasalhos foram doados a moradores de rua, campanha que contou com apoio da TV Correio. “Para os nossos irmãos em situação de rua, o frio não é só no inverno, mas em todas as noites do ano”, lembrou Carmen Benevides.

Na quarta-feira (22), antes da realização do evento das crianças, a presidente da Aemp fará uma visita à Creche Maria da Luz, acompanhada de profissionais da saúde, para conversar com professores e pais de alunos, nessa retomada das atividades presenciais.

Outubro Rosa

A Aemp também está integrada, com o apoio do Tribunal de Justiça, ao Outubro Rosa, que começa no próximo mês, com realização de evento no Hospital Napoleão Laureano, na Capital, promovido pela Rede Feminina de Combate ao Câncer, e no Hospital da FAP (Fundação Assistencial da Paraíba), referência no tratamento oncológico em Campina Grande e que há 56 anos vem salvando vidas.

Na cidade de Guarabira, a Aemp se alia à Associação Mãos que Ajudam, organização comunitária cuja presidente é Maria da Luz. Nesse ‘Outubro Rosa’, a Aemp também dará apoio à Secretaria da Mulher da cidade de Bayeux.

“Seguimos com nosso trabalho, mesmo com a pandemia, com todos os cuidados, porque nossa missão é ajudar aos necessitados. É um trabalho focado na filantropia”, observou a presidente.

Por Kubitschek Pinheiro

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611