Conteúdo Principal
Publicado em: 12/05/2022 - 15h08 Comarca: Cabedelo Tags: Inspeção, Treinamento, Acesso Seguro

Comarca de Cabedelo passa por inspeção e treinamento presenciais do Acesso Seguro

Foto da Inspeção e treinamento presenciais do Acesso Seguro em Cabedelo
Inspeção e treinamento presenciais do Acesso Seguro

Atendendo a solicitação da gerência do Fórum “Des. Júlio Aurélio Moreira Coutinho”, da Comarca de Cabedelo, que passa por reformas na estrutura predial, o coordenador do Projeto Acesso Seguro, Jardel Rufino realizou, nessa quarta-feira (11), inspeção e treinamento, no local, revisando todos os procedimentos de segurança implementados, quando da instalação do sistema de identificação de acesso (Visit) na comarca. Com esta, somam-se 35 unidades judiciárias que já participaram das capacitações do projeto.

O Acesso Seguro utiliza procedimentos de identificação, inspeção de segurança, submissão ao aparelho detector de metais e utilização de crachás de identificação para usuários que acessam os prédios do Poder Judiciário estadual. As reciclagens integram as ações de aperfeiçoamento e incentivo por parte da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, através da Comissão Permanente de Segurança, presidida pelo Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo como coordenador-adjunto, o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques. A gestora do projeto é a magistrada Michelini Jatobá, juíza auxiliar da vice-Presidência.

A juíza diretora do Fórum de Cabedelo, Giovanna Lisboa explicou que o treinamento foi um meio de aperfeiçoar o funcionamento do Acesso Seguro na unidade judiciária, tendo em vista que, entre agosto e setembro, a comarca terá aquisição de áreas, com o fim das obras da reforma. “O pessoal foi treinado como forma de se especializar ainda mais, bem como, sanar falhas e se preparar para essa nova etapa. Nós vamos chegar no segundo semestre, aonde haverá um movimento maior de pessoas, já que o Juizado Especial Misto também passará a funcionar no Fórum”, comentou a magistrada. 

Foram revistos, segundo informou Jardel Rufino, a funcionalidade do mobiliário ofertado (recepção, cabine blindada, armário e caixa de areia); houve a demonstração por slide do ingresso de visitante armado na unidade; a forma correta de desmuniciamento de armas e informações gerais acerca da Resolução 11/2017(regulamenta o ingresso e permanência de pessoas nas dependências do Poder Judiciário do Estado da Paraíba). 

Além disso, receberam instruções sobre a condução adequada na detecção de mandado de prisão pelo software de controle de acesso) e manuseio do Visit (cadastros de visitantes e advogados, impressão de relatórios gerenciais, mandados de prisão, identificação de crachás extraviados). Participaram a gerente do Fórum, Juliana Lopes, servidores e agentes de segurança. 

O coordenador informou, ainda, que o sistema do Acesso Seguro disponibiliza o cadastro através do uso do nome social, como disciplina a Resolução CNJ 270/2018, que dispõe sobre o uso do nome social pelas pessoas trans, travestis e transexuais usuárias dos serviços judiciários, membros, servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados dos tribunais brasileiros.

“O processo de revisão e monitoramento das normas de segurança disponibilizadas pelo acesso seguro se mostra essencial, especialmente, com o retorno presencial do jurisdicionado, após superarmos o momento pandêmico”, comentou Jardel Rufino, felicitando a diretoria e a gerência do Fórum pela iniciativa.

Por Lila Santos
 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611