Comarcas buscam adotar medidas de economia a partir da conscientização do Projeto Sustentabilidade
O projeto "Adote4 seu copo" foi uma iniciativa da diretoria do Fórum Criminal da Capital e foi implantado com sucesso, executado pelo setor de almoxarifado, com a chefia de Valmir de Maria. “Desde março do ano passado incentivamos a economia no consumo de copos e conseguimos reduzir em 33% o número de copos de água. Em números absolutos, são 39.700 copos economizados em um ano. E para 2014, prevemos uma redução de mais 20%”, demonstrou Valmir de Maria.
Em Cajazeiras, o oficial de Justiça Neuribertson Monteiro Leite elogiou o projeto, especialmente pela oportunidade desse momento de conscientização. “É uma iniciativa louvável e agradeço à presidência do TJPB por levar adiante esse debate que leva a uma mudança de comportamento que melhora a vida de todos, afinal é uma preocupação global”, reforçou. Na referida comarca os servidores já reutilizam o papel fazendo blocos de anotações e rascunhos, custeando, inclusive, a encadernação.
Um total de 10 unidades judiciárias do Estado receberam coletores apropriados para a coleta seletiva de resíduos e firmaram termos de compromisso com Associações de coletores. Foram os Fóruns Cível, Criminal e Regional (Mangabeira) de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux, Sousa, Soledade, Taperoá e Cajazeiras.
A Comissão de Sustentabilidade do TJPB adiantou que está tudo encaminhado para a instalação em Bonito de Santa Fé, Conceição, Campina Grande, Patos, Monteiro, São João do Cariri, Pombal, além da sede do TJPB e Anexo Administrativo.
Os debates são incentivados a partir das palestras conscientizadoras realizadas para os servidores e magistrados locais, que promovem o envolvimento, sensibilização, troca de experiências e dicas sustentáveis.
Projeto: “Sustentabilidade: a Justiça abraça esta ideia” - Iniciado na gestão da desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, tem uma comissão responsável, presidida pelo juiz Josivaldo Félix, e como membros os servidores Juliana Coutinho (secretária), Virgínia Queiroga, Otto Marcelo, Marieta Tavarez e Valéria Beltrão.
Por Gabriella Guedes




