Conteúdo Principal
Publicado em: 03/05/2022 - 20h52 Atualizado em: 09/05/2022 - 15h52 Tags: Comissão de Segurança, Comissão, Segurança, Reunião

Comissão se reúne para deliberar ações de segurança institucional do Judiciário paraibano

Reunião da comissão permanente de segurança
Reunião da Comissão Permanente de Segurança

Sob a presidência do Desembargador Joás de Brito Pereira Filho, membros da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça da Paraíba se reuniram, por meio remoto, nessa segunda-feira (2). Na oportunidade, trataram de temas voltados à proteção da magistratura, o aperfeiçoamento da segurança nas comarcas espalhadas pelo Estado e a expansão do Projeto Acesso Seguro. Além das ações executadas para o incremento da segurança do Poder Judiciário Estadual, efetuadas pela Gerência de Segurança Institucional do TJPB.

O Acesso Seguro, que faz parte do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça paraibano, está presente em 53 comarcas, funcionando em 63 unidades judiciárias espalhadas por toda a Paraíba. A equipe de coordenação do projeto, capitaneada pelo coordenador Jardel Rufino, vem aperfeiçoando o serviço com a realização de treinamentos e reciclagens, envolvendo servidores e agentes de segurança dos locais onde encontra-se instalado o sistema de controle de acesso das pessoas às unidades judiciárias, denominado por “Visit”.

A magistrada gestora do Acesso Seguro e membro da Comissão de Segurança, Michelini Jatobá pontuou que a capacitação é importante para aperfeiçoar a funcionalidade do sistema nas comarcas onde foi instalado o equipamento de segurança institucional. Conforme salientou a juíza, de forma a melhorar, cada vez mais, a atuação das pessoas que trabalham diretamente para resguardar a segurança de magistrados, servidores e todos que acessam às sedes dos Fóruns.

“Com esta iniciativa, estamos dando seguimento às orientações do Presidente Desembargador Saulo Benevides, bem como, da Comissão de Segurança, em oferecer o melhor e mais eficiente serviço em prol da prestação jurisdicional de qualidade”, ressaltou a juíza Michelini Jatobá.

Por recomendação da Presidência do Tribunal, e de acordo com a Resolução do TJPB n. 03/2017, a Gerência de Segurança Institucional do TJPB viabilizou, junto aos motoristas dos Desembargadores e dos juízes auxiliares, dos principais Fóruns da Capital e de Campina Grande, treinamentos com o Núcleo de Inteligência e testes psicológicos, com a coordenadoria de Saúde Mental da Gevid, com vistas à obtenção do porte de arma funcional, segundo informou o gerente de Segurança Institucional, Coronel Gilberto Moura.

Participaram, também, da reunião da Comissão de Segurança o juiz auxiliar da Presidência, Rodrigo Marques, e o diretor do Fórum Criminal da Capital, juiz Geraldo Emílio Porto.

Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611