Comitê de Governança de Tecnologia da Informação do TJPB discute ações e planejamento durante reunião
Os integrantes do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CgovTI) do Tribunal de Justiça da Paraíba se reuniram, na manhã desta terça-feira (01), para fazer um balanço e avaliar os projetos atualmente em curso, bem como definir estratégias para o setor que serão adotadas em 2020. Dentre as ações previstas, está a implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe) 2.1 e de novos links de dados. A reunião foi realizada no 3º andar o Anexo Administrativo do Tribunal e contou com a presença do presidente do TJPB, desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.
Participaram também do encontro de trabalho o juiz auxiliar da Presidência, Meales Melo; o juiz corregedor, Antônio Silveira Neto; o diretor de Gestão de Pessoas do TJPB, Einstein Roosevelt; o diretor de Tecnologia da Informação, José Teixeira de Carvalho Neto; a gerente de projetos, Ana Caroline Leal, e gerentes e assessores da Ditec. De acordo com o juiz auxiliar da Presidência, uma série de ações foram desenvolvidas durante este ano para aprimorar a tecnologia da informação nas Unidades Judiciárias do Estado.
Dentre elas, Meales Melo destacou a expansão do ‘Digitaliza PJe’, que padronizou a digitalização para o Processo Judiciário eletrônico e alcançou todo o Estado, além da implantação do Sistema Eletrônico de Execução Unificada (SEEU). “Também traçamos mudanças de procedimentos e de governança da tecnologia, com a DITEC. Investimos ainda em uma solução de Business Inteligence, para poder analisar dados e ter um diagnóstico mais preciso das informações do Tribunal de Justiça”, enumerou, acrescentando, ainda, o investimento em capacitação dos servidores da Tecnologia da Informação, implementação de sessão virtual e o diagnóstico do parque de computadores do Estado.
O diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, José Teixeira de Carvalho Neto, afirmou que a reunião também abordou as iniciativas que estão para ser concluídas neste último semestre do ano. “A consulta processual unificada móvel e web, a integração do PJe com o sistema de custas judiciais online, a migração de processos de Turmas Recursais do sistema E-Jus, e a implantação do sistema de gravação de audiências, o PJe Mídias, que são ações já em andamento”, frisou. Outro tema destacado durante o encontro de trabalho foi a projeção do resultado que deverá ser alcançado no Índice de Gestão, Governança e Infraestrutura de Tecnologia da Informação, medido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostrado pelo assessor de governança de TI, Anderson Ribeiro. “Há projeção de bom crescimento e avanço do TJPB nesse índice em relação aos anos anteriores”, salientou.
Planejamento - Em relação à 2020, o juiz auxiliar da Presidência destacou que a implantação do PJe 2.1 poderá possibilitar a unificação da plataforma com a competência criminal. “Vamos trabalhar a colocação de uma nova rede, que vai aumentar a velocidade da internet no interior e nas Comarcas do Estado, além de ter um link de backup, para o caso de, se a internet cair, a unidade não ter a descontinuidade nos serviços”, explicou Meales Melo. Para ele, iniciativas de robotização e IA serão também benéficas. “Todas as medidas vão trazer efetivamente uma evolução ainda maior para o TJPB”, enfatizou.
O titular da DITEC ressaltou que, no próximo ano, as perspectivas são bastante positivas, citando iniciativas como desenvolvimento de soluções de inteligência artificial, aliadas ao SINAPSES do CNJ, e a integração do sistema de auditoria e fiscalização para a Corregedoria-geral de Justiça da Paraíba. “Pautando nosso planejamento, já estamos elaborando o plano orçamentário de TI para 2020, que inclusive é uma exigência do CNJ”, esclareceu, acrescentando que o plano deverá ser apresentado e priorizado até o final de novembro deste ano. Por fim, frisou que a melhoria das condições de trabalho e o estímulo à produtividade dos servidores de TI, também estão no foco das ações e planejamentos.
Por Celina Modesto / Ascom-TJPB








