Comitê de Governança de TI do TJPB aprova plano diretor para o biênio durante a primeira reunião oficial
O Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do Tribunal de Justiça da Paraíba e o planejamento orçamentário para o biênio 2019/2020 foram aprovados, na manhã desta quarta-feira (3), durante a primeira reunião oficial realizada pelos membros do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação (CgovTI). O planejamento contempla a convergência para o Processo Judicial eletrônico (PJe); o provimento de sistemas e ferramentas de apoio aos processos de trabalho, tanto judiciais quanto administrativos; eficácia operacional dos serviços de TI, entre outros. Os documentos foram apresentados pelo diretor de TI, José Teixeira de Carvalho Neto.
“Apresentamos os pilares da gestão, as previsões iniciais do planejamento e tratamos de algumas regulamentações que precisam ser aprovadas e publicadas pela Presidência, tendo em vista demandas que surgem do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ou em função de necessidade vinculada a projeto da Ditec”, afirmou o diretor.
José Neto expôs que, agora, o planejamento orçamentário vai tramitar em um processo administrativo, para que as contratações necessárias e previstas para o exercício corrente sejam devidamente realizadas.
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Comitê, Meales Melo, avaliou como positiva a criação do Comitê, para que o Tribunal possa implementar a capacidade de gestão de seus recursos de tecnologia e melhorar a adequação aos ordenamentos do CNJ. “Hoje, fizemos um balanço dos primeiros dias de gestão e definimos ações para os próximos meses. É muito importante esta coordenação dentro da gestão para que as medidas e as ações sejam realizadas dentro dos prazos esperados”, afirmou.
Também membro do Comitê, o juiz-corregedor Antônio Silveira Neto analisou os novos projetos de TI encampados pela atual gestão. “São projetos que focam no 1º Grau de jurisdição e nos sistemas processuais e visam dar maior qualidade à prestação do serviço jurisdicional, com o aperfeiçoamento das tecnologias envolvidas. Temos o compromisso de colaborar, cada vez mais, com o atingimento das metas estipuladas nesta reunião”, declarou.
De acordo com o Ato da Presidência do TJPB nº 10/2019, publicado no Diário da Justiça eletrônico (DJe) do dia 4 de fevereiro do corrente ano, compete ao Comitê de TI estabelecer estratégias, indicadores e metas institucionais, aprovar planejamentos e orientar as iniciativas e investimentos tecnológicos dentro dos temas específicos da área de Tecnologia da Informação.
É integrado por: juiz auxiliar da Presidência, Meales Medeiros de Melo (coordenador); juiz-corregedor Antônio Silveira Neto; diretor de Tecnologia da Informação (Ditec), José Teixeira de Carvalho Neto; diretores de Gestão Estratégica, Tony Márcio Leite Pegado e de Gestão de Pessoas, Einstein Roosevelt Leite.
Por Gabriela Parente