Congresso de História dos Direitos Humanos de Salamanca conta com apoio da Esma e Unesco
No período de 20 a 22 deste mês, será realizado o XXVI Congresso Semipresencial e Internacional de História dos Direitos Humanos da Universidade de Salamanca, na Espanha. O evento conta com o apoio da Escola Superior da Magistratura (Esma), Unesco e de outras instituições internacionais. Magistrados(as) e servidores(as) do Poder Judiciário estadual ainda podem se inscrever no congresso por meio do link https://forms.gle/YA5aqdPS1vew134d9.
O professor Flávio Romero, gerente Acadêmico e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Esma, ressaltou que o evento se constitui como uma primeira oportunidade de imersão dos magistrados(as) do Tribunal de Justiça da Paraíba que ingressaram em programas de doutorado na Universidade de Salamanca. “Sem dúvidas, serão positivamente impactados(as) com a experiência de viver o cotidiano universitário da cidade de Salamanca que, indubitavelmente, é um museu a céu aberto”, destacou.
O gerente Acadêmico vai atuar ao lado da professora Esther Martínez Quinteiro como coordenador do Grupo de Trabalho 1: ‘Derechos Humanos, Contemporaneidad y Ciudadanía Plural.
O Congresso Internacional de História dos Direitos Humanos da Universidade de Salamanca pretende colocar em destaque uma perspectiva interdisciplinar e transnacional dos Direitos Humanos que permita analisar, refletir e debater sobre a evolução histórica e os desafios atuais dos Direitos Humanos, quando se cumprem cinquenta anos da assinatura dos Pactos Internacionais.
Ao mesmo tempo, está entre os objetivos do Congresso fomentar a colaboração entre investigadores e investigadoras, de diferentes países e de diversas áreas científicas, e todas aquelas pessoas e/ou organizações preocupadas e comprometidas com os Direitos Humanos.
Por Marcus Vinícius