‘Conhecendo o Judiciário’ é retomado próxima segunda e Projeto será levado a outras instituições e comarcas
Com o objetivo de aproximar a população da Justiça, o Projeto Conhecendo o Judiciário retoma as atividades a partir da próxima segunda-feira (19), por meio do qual o idealizador e coordenador dos trabalhos, desembargador Leandro dos Santos, receberá, nas dependências do Tribunal de Justiça da Paraíba, alunos do 1º ao 5º período do Curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba. A novidade prevista para o novo ciclo é a exteriorização do Projeto, que, na maioria das vezes, ocorreu no próprio TJPB, e, agora, focará em atingir outras instituições e comarcas.
Conforme calendário de atividades do semestre disponibilizado pela Assessoria do Projeto, haverá edições do Conhecendo o Judiciário nos dias 02 e 23 de setembro, 07 e 21 de outubro, 25 de novembro e 02, 09 e 16 de dezembro.
“Sempre é muito positivo quando o Projeto acontece aqui. É importante que as pessoas venham, possam conhecer o Tribunal Pleno e os órgãos fracionários e ver como o trabalho acontece. Com a expansão, pretendo levar um vídeo institucional, a fim de que o público-alvo visualize as sessões, os setores e tenha noção do que falarei nas palestras”, antecipou o desembargador, que, numa linguagem acessível e didática, expõe aos alunos e participantes as principais informações sobre o Judiciário estadual paraibano.
Leandro dos Santos informou que, no momento, a equipe do Projeto está entrando em contato com outros colégios, buscando a ampliação do alcance, inclusive em outras comarcas. “Já entramos em contato com o Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande, uma referência das mais tradicionais do Estado, junto ao Lyceu Paraibano, na Capital. Pretendemos ir a Patos, Sousa e onde houver convocação”, antecipou.
Desde que foi iniciado, em 2013, o Conhecendo o Judiciário promoveu 91 visitas e atingiu 4.396 alunos, o que demonstra resultados exitosos junto às instituições de ensino superior. A parceria com as universidades continua, pois, conforme o desembargador, ao entrar na faculdade de Direito, todo estudante terá vontade de saber o funcionamento da Casa da Justiça. No entanto, a expansão pretende alcançar, também, alunos do ensino médio e fundamental.
“A ideia é atuarmos na formação do jovem, que precisa ter conhecimento sobre o papel do Poder Judiciário dentro de uma República, sobre cidadania e acesso à Justiça. Essas lições devem ser aprendidas desde cedo. Em outro viés, procuraremos, também, instituições e entidades relevantes para a sociedade, como os clubes de serviço, rotarys, maçonarias, que têm visões interessantes sobre a importância da educação”, explicou.
De acordo com dados disponibilizados pela assessora do Projeto, Kathyanne Alves, em 2013, houve 15 visitas com participação de 591 alunos. Em 2014, 12 visitas beneficiaram 625 alunos. Ao longo de 2015, em 15 encontros, foram atingidos 843 estudantes, mesmo número de visitas em 2016, responsável por alcançar 528 alunos. Em 2017, ocorreram 17 visitas ao TJPB, por 943 alunos, e, no ano passado, o desembargador apresentou o Judiciário estadual paraibano para 621 estudantes, por 14 vezes. Este ano, o Projeto promoveu três visitas, abrindo as portas para 245 alunos.
Instituições que desejam participar do Projeto devem entrar em contato pela internet. Basta acessar a página principal do site do Tribunal de Justiça da Paraíba (www.tjpb.jus.br), clicar no ícone ‘Conhecendo o Judiciário’, preencher e enviar o formulário disponibilizado.
Por Gabriela Parente / Ascom-TJPB