Conteúdo Principal
Publicado em: 30/01/2014 - 19h28 Atualizado em: 30/01/2014 - 19h39

Cooperação técnica entre TJPB e advogados vai garantir inclusão digital em 15 comarcas

Primeiro Núcleo de Inclusão Digital e Centro de Peticionamento está no Fórum Cível da Capital

O Tribunal de Justiça da Paraíba e a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba firmaram termo de cooperação técnico-operacional na tarde desta quinta-feira (30), no Fórum Cível da Capital. O objetivo é facilitar a inclusão digital dos advogados para uso do Processo Judicial Eletrônico (Pje). O passo inicial foi dado no Fórum da Capital, mas, até o final do ano, mais 14 comarcas irão receber o Núcleo de Inclusão Digital e Central de Peticionamento.

O TJPB fomenta a política de aproximação e convivência com a Ordem do Advogados da Paraíba, e o “compartilhamento de responsabilidades”, conforme definiu o diretor de Tecnologia da Informação do TJPB, Ney Robson. No caso desse convênio, coube ao TJ disponibilizar o espaço físico e softwares processuais. Já a Caixa de Assistência, junto ao Conselho Federal da Ordem, capitalizou recursos que permitiram a aquisição dos equipamentos, mobiliários e pessoal, que serão treinados na Escola Superior da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraíba (ESA), e prestarão serviços de orientação no Núcleo.

A presidente do TJPB, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, atua na ampliação do Processo Judicial Eletrônico, já que “não podemos fugir do mundo virtual”, avaliou. Para presidente, é imperioso facilitar a vida dos cidadãos e, por isso, o trabalho do advogado. “Através dessa parceria, OAB e TJPB, acredito que vamos dar mais celeridade aos processos, por meio da forma eletrônica. E nessa celeridade, só quem sairá ganhando é a população de João Pessoa, agora, e em seguida, da Paraíba”, comemorou a desembargadora.

Segundo o presidente da Caixa de Assistência, advogado Carlos Fábio Ismael, a ideia surgiu com a necessidade dos advogados terem mais instrumentos disponíveis com que possam trabalhar, em relação ao processos eletrônico. “A parceria com o TJPB é muito importante e agora podemos colocar em prática” ressaltou.

O presidente da seccional Paraíba, Odon Bezerra, afirmou que a iniciativa vai facilitar a vida dos advogados, opinião compartilhada pelos demais colegas. “Com essa praticidade, com certeza, quem ganha é a advocacia paraibana”, afirmou o advogado Márcio Maranhão.

Odon Bezerra acrescentou que o ideal seria atingir todas as comarcas. “A princípio serão 15, mas depois, as comarcas que não forem atingidas com um Núcleo Digital bem equipado como o da Capital, nós vamos disponibilizar por meio das salas dos advogados. Aí sim, abrangendo todas as comarcas da Paraíba”, garantiu.

A diretora do Fórum Cível, juíza Agamenilde Arruda, considera esse convênio resultado de uma parceria construtiva. “Essa sala é um projeto de inclusão e reconhecimento à atividade do advogado”, afirmou.

Gabriella Guedes

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711