Coordenador da Coinju participa do XXVI Congresso da Abraminj em Brasília
O juiz Adhailton Lacet ressaltou a importância do Congresso da Abraminj. “É um momento de aprendizagem e experiência, ao tempo que comemoramos os 50 anos da Associação. Nesse período, ela tem demonstrado preocupação com os assuntos relacionados à infância e juventude, bem como tem realizado a articulação com todos os magistrados que trabalham na área. E, o TJPB, através da sua Coordenadoria da Infância e Juventude, não poderia ficar ausente desse momento tão importante”, pontuou.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da Abraminj e juiz do Distrito Federal, Renato Rodavalho Scussel, falou da satisfação de contar com a participação de todos os juízes da infância e juventude do Brasil. “Pretendemos criar, juntos, um caminho único para que possamos traçar nossos objetivos com as Coordenadorias, Fóruns e, também, os Tribunais de Justiça. Ficamos muito felizes e agradecemos a participação de todos”, ressaltou.Nesta segunda-feira (11), os participantes assistirão as seguintes palestras: ‘Justiça Exponencial’, que será ministrada por Elio Braz, juiz da 2ª Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Pernambuco; e ‘Gestão da Emoção: Treinando Mentes Brilhantes’, cujo palestrante é o médico psiquiatra, psicoterapeuta, pesquisador e escritor brasileiro, Augusto Cury. No período da tarde serão apresentados o Relatório das Atividades da Diretoria e a Prestação de Contas do período 2016-2018, bem como, a eleição da nova diretoria para o biênio 2018-2020.
No dia 12, o ativista indiano e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2014, Kailash Satyarthi, fará uma apresentação de vídeo e palestrará sob o tema ‘Um Diálogo sobre a Paz’. Haverá, ainda, o lançamento do livro ‘Segurança e Cuidado: Justiça Restaurativa e Sociedades Saudáveis’ da autora Elizabeth Elliot que, na ocasião, será representada pelo juiz Marcelo Salmaso do Tribunal de Justiça de São Paulo; e a publicação do Compêndio de Legislação da Infância e da Juventude, organizado pela Abraminj.
Por fim, uma Roda de Conversa coordenada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, José Antonio Daltoé Cezar, finalizará o evento, com a participação da Associação dos Magistrados Brasileiros, do Colégio de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, dos Fóruns Nacionais das Justiças Juvenil e Protetiva e do Instituto Brasileiro de Direito da Criança e do Adolescente.
Cinquentenário da Abraminj – A Associação completará 50 anos em 11 de outubro do corrente ano. Nesse período, a instituição desempenhou marcante influência na criação e execução de leis sobre os direitos infantojuvenis, serviu de espaço de debate e atuação em diversas frentes, incentivou a criação e a continuidade de fóruns de discussão sobre a temática infantojuvenil, apoiou iniciativas e promoveu parcerias com entidades na defesa da infância e juventude.
Por Tatiana de Morais