Conteúdo Principal
Publicado em: 27/09/2021 - 18h20 Comarca: Conde Tags: CGJ, Correição Ordinária, Comarca de Conde

Correição ordinária na Comarca de Conde é iniciada nesta segunda-feira  

Foto da Correição ordinária na Comarca de Conde
Abertura da correição ordinária na Comarca de Conde pelo Desembargador Frederico Coutinho

A Corregedoria-Geral de Justiça da Paraíba iniciou, na manhã desta segunda-feira (27), a correição nos cartórios da área judicial e extrajudicial da Comarca de Conde. A abertura dos trabalhos foi feita pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Fred Coutinho, no Fórum Procurador Sabino Ramalho Lopes, com a presença de autoridades locais, juízes, servidores e cidadãos. O procedimento segue até sexta-feira (1º).

“A expectativa é positiva e nossa função é de orientação e fiscalização. Estamos aqui para verificar os trabalhos da unidade, reconhecer os acertos e corrigir possíveis equívocos. Acredito muito no trabalho do Judiciário local, neste momento representado pela juíza Lessandra Nara Torres Silva, titular da unidade”, afirmou o corregedor-geral Frederico Coutinho.

Foto da Correição ordinária na Comarca de Conde
Abertura da correição ordinária na Comarca de Conde

Em relação ao cartório judicial, os trabalhos são coordenados pela juíza corregedora Aparecida Gadelha. “A intenção da Corregedoria, sempre alinhando suas ações de fiscalização e orientação, é avaliar processos e documentos da comarca, a fim de observarmos se tudo está transcorrendo dentro da normalidade, se há atrasos excessivos e necessidade de ajustes para que a jurisdição seja prestada sempre de maneira eficiente”, declarou.

Até a sexta-feira (1º), serão avaliados os processos físicos em tramitação, os arquivados (por amostragem) e os processos eletrônicos. “O trabalho será encerrado com produção de ata e relatório a ser envido ao Conselho da Magistratura”, complementou a magistrada. 

A correição ocorre, ainda, nos dois cartórios extrajudiciais da comarca: o Ofício de Registro Civil da Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas do Município e sede de comarca de Conde (Cartório Pedro Alves) e no Ofício de Registro Civil das Pessoas Naturais do Distrito de Jacumã, Município e Comarca de Conde (Cartório Schimidt).

O trabalho é orientado pelo juiz corregedor responsável pela Pasta do Extrajudicial, Ely Jorge Trindade, que acompanhará as serventias durante toda a semana. “O procedimento envolve análise de livros, método de trabalho, equipamentos existentes, verificação de atendimento ao público, instalações físicas, identificação do corpo de funcionários e, também, o cumprimento das recomendações do CNJ e do juiz corregedor”, adiantou Ely.

Por Gabriela Parente

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611