Conteúdo Principal
Publicado em: 09/09/2022 - 15h46 Atualizado em: 09/09/2022 - 15h46 Comarca: Campina Grande Tags: Crianças e adolescentes, Infância e Juventude, Desfile

Crianças e adolescentes do Projeto apoiado pela Infância e Juventude desfilam em Campina Grande

-

Crianças e adolescentes, que vivem em abrigos institucionais da cidade de Campina Grande desfilaram, nessa quarta-feira (07), na solenidade em comemoração ao Bicentenário da Independência, junto com os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. A ação é decorrente do projeto Bombeiro Mirim, resultante de parceria firmada entre a Vara da Infância e Juventude e a Coorporação Militar.

Foto do Juiz Perillo Rodrigues de Lucena
Juiz Perillo Rodrigues de Lucena

O juiz da Infância e Juventude, Perilo Lucena ressaltou a importância da parceria, realçando a inserção dos jovens no projeto Bombeiro Mirim. “Esse foi um momento significativo para os acolhidos, que tiveram a honra de representar a instituição com orgulho e respeito”, comentou o magistrado, agradecendo ao Corpo de Bombeiros Militar.

A gerente da Gerência de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Edna Silva, comentou serem ações, como essas, importantíssimas na construção e fortalecimento do  serviço de acolhimento, no qual as crianças e os adolescentes se sintam protegidos, cuidados, acolhidos e criem vínculos de confiança, garantindo todos os direitos constitucionais. “Fico imensamente emocionada com os avanços na Inclusão através das parcerias com a Vara da Infância e demais órgãos”, exaltou a gerente.

Por sua vez, a coordenadora da Casa da Esperança 4, Sâmia Duarte lembrou que o Projeto Bombeiro Mirim surgiu de um evento ocorrido com a participação da Vara da Infância de Campina e a Coorporação Militar, na ocasião, as crianças e adolescentes acolhidas puderam conhecer o funcionamento da instituição da PM. 

“Na oportunidade tomei conhecimento da existência do projeto e conseguimos viabilizar essa parceria. Os meninos e meninas ficaram encantados e muitos felizes com a participação de um curso pela instituição, que já foi iniciado e tem a duração de seis meses, com término em dezembro e que eles aprendem as táticas básicas”, informou a coordenadora, complementando que a formação envolve acolhidos das unidades Casas da Esperança 1, 2 e 4.

Quanto ao desfile, Sâmia Duarte pontuou que proporcionou, para as crianças, momentos de alegria, pertencimento e estarem incluídos na sociedade, fazendo parte como protagonistas.

O comandante regional do Corpo de Bombeiros, Coronel Jean Benício, explicou que o Bombeiro Mirim é um projeto social, desenvolvido em todo o estado e que, em Campina Grande participam 49 crianças das Casas de Acolhimento do Município. Ele enfatizou a relevância do envolvimento dos acolhidos no curso do projeto, tendo a percepção de oportunidades profissionais oferecidas por meio da formação, realçando o retorno educacional para os policiais militares envolvidos.

“Esse laço estreito com a sociedade, com esse público-alvo, é algo de suma importância para nós. Na oportunidade de conclusão do curso todos os participantes receberão certificado de Bombeiros Mirins. Durante as aulas, também, recebem alimentação e acompanhamento, psicólogos e assistentes sociais da Prefeitura, como também, dos bombeiros instrutores”, frisou o Coronel Jean Benício. 

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611