Conteúdo Principal
Publicado em: 31/07/2025 - 10h21 Tags: cargos de assessor, Priorização do 1º Grau

Cumprindo determinação do CNJ, TJPB aprova criação de cargos de assessor de juízes de 1º grau

-
Sessão do Órgão Especial ocorreu na quarta-feira

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) aprovou, na quarta-feira (30), durante sessão do Órgão Especial, o anteprojeto de lei que cria cargos de assessor para juízes de 1º grau. A medida atende à determinação da Corregedoria Nacional de Justiça, que identificou, durante inspeção realizada em 2024, a necessidade urgente de reforço no quadro de pessoal dos gabinetes de varas com competência plena, diante da alta carga de trabalho. O projeto segue para votação na Assembleia Legislativa.

Segundo o presidente do TJPB, desembargador Fred Coutinho, o projeto foi elaborado com base em estudos técnicos, estatísticos e orçamentários. “A proposta está alicerçada em dados concretos e atende à recomendação da Corregedoria Nacional, que apontou a insuficiência de assessores como fator crítico na produtividade do 1º grau”, destacou.

A medida segue as diretrizes das Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nºs 184/2013, 194/2014 e 219/2016, que orientam a expansão da força de trabalho no Judiciário com base em dados de produtividade e responsabilidade fiscal, sempre priorizando o 1º grau de jurisdição.

-
Desembargadores elogiaram a iniciativa de Fred Coutinho

Do ponto de vista orçamentário, a Diretoria Financeira do Tribunal atestou a viabilidade da criação dos cargos, sem comprometer o equilíbrio fiscal. Com o reforço na equipe, espera-se superar o atual déficit estimado em 800 decisões por magistrado/ano, além de reduzir a taxa de congestionamento de processos e fortalecer projetos como o Gabinete Virtual de 1º Grau, o Grupo de Assessoramento Temporário e os Núcleos de Justiça 4.0.

Durante a votação, os desembargadores Aluizio Bezerra, Saulo Benevides e Márcio Murilo, além do presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Alexandre Trineto, elogiaram a iniciativa e parabenizaram a gestão do presidente Fred Coutinho pela proposta, que foi aprovada por unanimidade.

Por Lenilson Guedes

 

cargos de assessor
cargos de assessor
cargos de assessor
cargos de assessor
cargos de assessor
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711