Conteúdo Principal

Curso preparatório para postulantes à adoção é encerrado em Campina Grande com 23 participantes

Abordagens sobre questões pedagógicas, psicológicas e sociais compuseram o Curso Preparatório para Postulantes à Adoção, realizado, de forma virtual, pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campina Grande nos dias 22, 24 e 30 de março, com 23 pretendentes. O evento contou, também, com a participação de famílias que vivenciaram a adoção no município e das coordenações das Casas de Acolhimento locais. 

As falas do encontro foram realizadas pela equipe da própria unidade judiciária, a qual realiza os estudos das habilitações e também é a responsável por acompanhar as Medidas Protetivas, Destituições do Poder Familiar e Adoções da comarca e circunscrição. A equipe também encaminhou aos participantes material de apoio para aprofundamento das reflexões sobre o tema e assuntos relacionados. 

O primeiro dia, contou com palestra feita pelo magistrado Hugo Gomes Zaher (auxiliar da Infância e Juventude em CG), sobre todos os passos necessários para a realização da adoção legal. “Mesmo diante do isolamento social, as famílias que estão se habilitando para adoção podem ser capacitadas nos aspectos jurídicos, sociais e psicológicos que envolvem o processo de adoção”, observou o juiz, que participou da organização do curso junto ao titular da unidade, Perilo Rodrigues, e à equipe do Psicossocial.

De acordo com uma das psicólogas da Vara, Lavínia Vasconcelos, o evento seguiu com a atividade on-line para cumprimento do cronograma, uma vez que o Curso é etapa obrigatória para finalização da habilitação para o processo de adoção.

“A equipe da Seção Psicossocial Cível (SAPSC) reconhece a importância do Curso como uma oportunidade para discussão sobre as diversas temáticas concernentes à adoção, permitindo além das intervenções técnicas (da equipe, magistrados, técnicos parceiros), a troca de experiências e afetos entre os postulantes à adoção”, disse a psicóloga.

A SAPSC é composta por Kesia Braga  (pedagoga), Francisca Cruz, Monique Moura e Viviane Ribeiro (assistentes sociais), Mayra Ribeiro e Lavínia Vasconcelos (psicólogas). A equipe também segue à disposição para esclarecimentos a respeito da temática através do e-mail institucional equipe.campinagrande@tjpb.jus.br

Por Gabriela Parente/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611