Conteúdo Principal
Publicado em: 16/09/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Desembargador Abraham Lincoln participa do III Seminário de Justiça em Números na próxima quarta-feira (22)

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, participa nos dias 22 e 23, em Brasília, do III Seminário “Justiça em Números”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre os objetivos do encontro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Cezar Peluso, vai apresentar e debater, com os representantes dos tribunais de Justiça Estadual, Federal, do Trabalho, Ministério Público e membros do CNJ, os dados do relatório do “Justiça em Números 2009 – Indicadores do Poder Judiciário”.

A pesquisa, feita anualmente pelo CNJ desde 2005, traz informações relativas à movimentação processual, despesas, receitas e todo o funcionamento da Justiça Estadual, Federal e do Trabalho.

O evento será aberto a partir das 9h, pelo ministro Cezar Peluso, no auditório da Escola da Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf). Ainda na pauta do seminário, serão discutidos a importância dos dados estatísticos como instrumentos de planejamento, gestão e avaliação de desempenho; e o aumento do nível de conhecimentos de sistemas estatísticos judiciários nacionais e internacionais e seus principais indicadores.

Também serão abordados, nos dois dias do encontro, a importância de favorecer o intercâmbio, o debate e a troca de experiências entre os operadores de estatísticas judiciais; além de avaliar o estágio de cumprimento das Metas Prioritárias de 2010 e os instrumentos de coleta dessas informações.

Na ocasião, o desembargador Abraham Lincoln representará o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, que assumiu, interinamente, a função de chefe do Poder Executivo, em substituição ao governador José Maranhão, licenciado por 15 dias para  tratar de assuntos de interesse particular.

O secretário de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Estado, José Falbo de Abrantes, também participará do encontro “Justiça em Números 2009”.

Explanação – Na tarde dessa quarta-feira (14), o secretário de Gestão Estratégica apresentou ao desembargador Abraham Lincoln o relatório divulgado pelo Conselho sobre o funcionamento do Poder Judiciário estadual, no ano de 2009. Durante a explanação, que demorou mais de cinco horas, Falbo Abrantes mostrou os mais de 100 indicadores divulgados pelo CNJ, em suas 398 páginas.

“Detalhamos ao desembargador Abraham Lincoln os dados apresentados pelo Justiça em Números, para que possamos, durante o seminário, abordar e discutir as dificuldades enfrentadas em relação ao funcionamento do Tribunal de Justiça do Estado”, disse o secretário de Gestão Estratégica.

Por Marcus Vinícius Leite

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611