Conteúdo Principal
Publicado em: 29/04/2008 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Desembargador Di Lorenzo Serpa é homenageado pela Assembléia Legislativa com duas medalhas


<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /?>

 


por Evandro da Nóbrega,


coordenador de Comunicação Social do Judiciário paraibano


 


 


O desembargador José Di Lorenzo Serpa foi homenageado nesta terça-feira, 29 de abril, pela Assembléia Legislativa do Estado, com a outorga das Medalhas ¿Epitácio Pessoa¿ e ¿Augusto dos Anjos¿. O autor das proposituras de que resultou a outorga das medalhas foi de autoria do deputado estadual João Gonçalves (PSDB).


 


Foi a solenidade de entrega das honrarias prestigiada por diversas autoridades, entre as quais se encontrava o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Antônio de Pádua Lima Montenegro.


 


LETRAS & JUSTIÇA


O desembargador Antônio de Pádua revelou ser grande amigo e admirador do desembargador Di Lorenzo Serpa. E, entre outras considerações, afirmou:


 


¿ Todos nós nos orgulhamos de prestar esta justa homenagem a um homem que declara seu amor incondicional pelas Letras e pela Justiça.


 


O deputado João Gonçalves, por seu turno, disse que a entrega da Medalha ¿Epitácio Pessoa¿ ao desembargador Serpa representa um reconhecimento à elogiável trajetória do homenageado como jurista.


        


DISCURSO <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /?>EM TRÊS PARTES


Já a concessão da Medalha ¿Augusto dos Anjos¿ se deve à carreira artística e cultural desenvolvida pelo desembargador Di Lorenzo Serpa. Com três livros lançados e vários trabalhos de poesia publicados nos jornais do Estado, o homenageado agradeceu à outorga da medalha que leva o nome do grande poeta paraibano:


 


¿ Constitui responsabilidade muito grande receber essas condecorações. Farei o possível para honrá-las ¿ comentou o magistrado, que dividiu o seu discurso em três partes: uma referente à figura de Epitácio Pessoa; outra relativa a Augusto dos Anjos; e, por último, o seu próprio compromisso com a Magistratura, com a Literatura em geral e com a Poesia em particular.


 


QUEM É O HOMENAGEADO


Como informa o jornalista Lenilson Guedes ¿ que cobriu a solenidade para a Coordenadoria de Comunicação Social do Judiciário paraibano ¿, o desembargador José Di Lorenzo Serpa nasceu em João Pessoa e foi promotor de Justiça nas Comarcas de Piancó, Caiçara, Alagoa Grande, Campina Grande e João Pessoa.


 


Além disto, o desembargador Serpa exerceu os cargos de corregedor-auxiliar do Ministério Público; de secretário-geral da Procuradoria de Justiça; de secretário-geral do Tribunal de Contas; de professor da antiga FURNe (Fundação Universidade Regional do Nordeste, em Campina Grande); e de coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).


 


É TAMBÉM POETA


Em 1996, o hoje desembargador José Di Lorenzo Serpa tomou posse como procurador de Justiça e, no ano de 2006, assumiu o cargo de desembargador perante o Tribunal de Justiça da Paraíba.


 


É ainda membro da API (Associação Paraibana de Imprensa) e da UBE (União Brasileira de Escritores), com vários trabalhos literários publicados. Conquistou igualmente o sétimo lugar, no 1º Concurso Nacional de Poesia da ABRACE, com o poema intitulado ¿Mercosul¿.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611