Conteúdo Principal
Publicado em: 26/01/2022 - 11h40 Atualizado em: 27/01/2022 - 11h03 Comarca: João Pessoa Tags: Museu do TJPB, Reestruturação

Desembargador Saulo Benevides cria Comissão para reestruturar Museus do Tribunal de Justiça da Paraíba

Salão do Museu do Tribunal de Justiça
Salão do Museu do Tribunal de Justiça

O Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, determinou através do Ato nº 002/2022 a constituição de uma Comissão de Reestruturação do Museu do Tribunal de Justiça e do Museu e Cripta do Presidente Epitácio Pessoa para atuar na elaboração de projetos de restauração e reorganização dos referidos museus e cripta e de suas peças históricas.

O Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, (Presidente da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário do Estado da Paraíba,) foi designado para presidir a Comissão e contará com uma equipe de trabalho formada pelo professor Francisco Pereira da Silva Júnior (membro da Academia Paraibana de Letras), o artista plástico Flávio Tavares, a historiadora Lúcia de Fátima Guerra Ferreira (gerente executiva de documentação e arquivo da Fundação Casa de José Américo de Almeida), a museóloga Marisa Pires Rodrigues (vice coordenadora da Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba - UFPB), e os servidores do TJPB, Robson de Lima Cananéa (diretor especial do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba) e José Falbo de Abrantes Vieira (diretor administrativo).

Cripta do Presidente Epitácio Pessoa
Cripta do Presidente Epitácio Pessoa

Segundo o desembargador Marcos Cavalvanti, é mais uma missão honrosa que engrandece sua trajetória de magistrado, escritor e acadêmico da Academia Paraibana de Letras. “Muito me honra participar como presidente dessa comissão de revitalização do museu do TJPB e do museu e cripta do Presidente Epitácio Pessoa, também pertencente ao TJPB”.

Para Cavalcanti, a equipe de trabalho está a altura dos projetos a serem desenvolvidos e chega para somar. “Sim, orgulha-me ter como pares nessa importante Comissão, pessoas doutas como o professor Francisco Pereira, o artista plástico Flávio Tavares, a historiadora Lúcia Guerra, a museóloga Marisa Pires, e os servidores do tribunal Robson Cananea é Falbo Abrantes. Todos têm sua importância nesse trabalho”.

A ideia é exatamente trabalhar em equipe, adiantou o Desembargador Marcos Cavalcanti. “A ilustrada Comissão vai trabalhar no sentido de revitalizar e restaurar toda a memória do TJPB, inclusive o museu virtual que temos no site do Tribunal, na internet”, registou.

De acordo com o Desembargador, o Museu e Cripta do Presidente Epitácio Pessoa, faz recordar ao povo da Paraíba, que tivemos um paraibano que foi grande estadista na presidência do Brasil. “O único brasileiro a ter ocupado assento destacado nos três poderes da República: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Isto, orgulha sobremaneira o povo paraibano. O TJPB tem essa valorização, de ser o guardião dos restos mortais do Presidente Epitácio Pessoa e de sua excelentíssima esposa a Primeira-Dama do Brasil, Dona Meyre Sayão Pessoa, os quais repousam no interior do Palácio da Justiça da Paraíba”, lembrou Marcos Cavalcanti.

O Ato da Presidência determina que todos os diretores, gerentes, assessores e demais servidores da administração do Tribunal de Justiça deem integral apoio técnico e funcional à referida Comissão, cada um em sua divisão de trabalho, possibilitando a plena realização deste relevante serviço e finalidade para o Poder Judiciário do Estado da Paraíba.

Por Kubitschek Pinheiro

Museu do Presidente Epitácio Pessoa
Museu do Presidente Epitácio Pessoa
Museu do Presidente Epitácio Pessoa
Museu do Presidente Epitácio Pessoa
Museu do Tribunal de Justiça
Museu do Tribunal de Justiça
Museu do Tribunal de Justiça da Paraíba
Museu do Tribunal de Justiça da Paraíba
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611