Diretores do Nupemec visitam Comarcas do Brejo em preparação à Semana Nacional de Conciliação do CNJ
Os diretores adjuntos do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça da Paraíba, juízes Antônio Carneiro, Bruno Azevedo e Fábio Leandro estiveram nas comarcas de Itabaiana, Guarabira e Sapé. Eles foram verificar o funcionamento dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) existentes nessas unidades e tratar dos preparativos para a Semana Nacional da Conciliação, a ser realizada de 4 a 8 de novembro, e do Programa Caravana da Conciliação.
Na oportunidade, os diretores do Núcleo confirmaram a participação das três comarcas no Programa Caravana da Conciliação. Em Itabaiana, o magistrado Bruno Azevedo disse que o Cejusc, coordenado pela juíza Luciana Rodrigues Lima e funcionando com a participação dos voluntários Emilson José de Souza e Andrezza Fonseca, vem realizando cerca de 50 audiências por mês, atuando três dias por semana, sendo um deles, destinado ao atendimento extrajudicial. O Centro está com audiências marcadas até o final do ano.
“Vale ressaltar o registro de 50 casos de uma ótica da cidade, que estavam para ser distribuídos perante o Juizado da Comarca, e graças ao empenho do voluntário Emilson, que sabendo das demandas, procurou o estabelecimento, explicou os serviços e funcionalidades do Cejusc, resultando em 90% dos casos resolvidos”, destacou o magistrado.
Bruno Azevedo falou, ainda, que a iniciativa do voluntário ganhou o conhecimento de outras empresas, que estão procurando o Centro. Segundo ele, o total de valores nos acordos do Cejusc de Itabaiana, no mês de agosto, foi na ordem de R$ 600.00.
O Cejusc da Comarca de Guarabira, segundo informou o juiz Antônio Carneiro, apresentou números positivos. Acima de R$ 360 mil foram gerados, em acordos firmados no mês de agosto. Mais de 97% dos casos pré-processuais resultaram em composição, dos quais, 51% na área de família. “O Cejusc está bem estruturado e muito atuante, sob a coordenação da colega Bárbara Bortoluzzi e do mediador judicial e supervisor do Centro, Jesiel Rodrigues da Rocha”, ressaltou.
Já na Comarca de Sapé, o Cejusc tem realizado cerca de 150 audiências por mês. A Fazenda Pública Municipal vem aderindo à política autocompositiva e participando das audiências perante o Centro, que tem a coordenação do juiz Anderley Ferreira Marques.
O juiz Fábio Leandro salientou que a Caravana da Conciliação, idealizada pelo Nupemec, tem o intuito de descentralizar os serviços da Justiça Consensual, levando-a para os municípios que não são sede de Comarcas, conhecidos como Termos. “De forma a facilitar o acesso ao Judiciário das populações dessas cidades, que, normalmente, têm que se deslocar até o Fórum da Comarca, além de difundir, perante a população, a cultura da conciliação, levando o conhecimento de outros caminhos para a solução dos litígios”, enfatizou.
Por Lila Santos/Ascom-TJPB