Conteúdo Principal

Diretoria do Fórum de Pombal realiza testagem para Covid no retorno gradual das atividades

Servidores, magistrados e estagiários do Fórum ‘Promotor Nelson da Nobrega’ da Comarca de Pombal fizeram, na manhã desta segunda-feira (20), o teste rápido ‘Imunocromotrografico’ para o novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, 31 exames foram realizados e o resultado será divulgado no final da tarde, já que as coletas de sangue foram encaminhadas para o Posto Central da Saúde Municipal, onde ocorrerá uma análise mais detalhada dos testes.

O procedimento é uma iniciativa da Gerência do Fórum de Pombal em parceria com a Secretária de Saúde do Município. De acordo com a gerente, Fátima Rodrigues, no início do mês de julho, também em parceria com a mesma Secretaria, todos os servidores da unidade receberam a vacina da gripe Influenza (H1N1).

Para o diretor do Fórum e juiz da 1ª Vara Mista, Luiz Gonzaga Pereira de Melo Filho, o teste rápido é extremamente necessário nessa fase do retorno gradual das atividades presenciais do Poder Judiciário estadual, que tevê início neste dia 20. 

“Nesse momento de retorno gradual das atividades presenciais, para que todos possam continuar desempenhando as suas funções com tranquilidade, deve-se manter, preferencialmente, o atendimento virtual e observar rigorosamente as regras de biossegurança, com a higienização adequada dos ambientes, a utilização dos EPIs, o afastamento dos servidores acometidos pela Covid-19 e a realização do teletrabalho pelos integrantes dos grupos de risco”, disse o magistrado.

O servidor da 1ª Vara Teófilo Félix, que participou da testagem, ressaltou as medidas sanitárias adotadas no Fórum da Comarca de Pombal quando da retomada da primeira fase do trabalho presencial. “A disponibilidade de EPIs e, ainda, a testagem para Covid de servidores e magistrado aumenta, ainda mais, os cuidados de prevenção ao contágio da SARS-COV -2”, enfatizou.

Na última sexta-feira (17), em virtude do retorno das atividades, o Tribunal de Justiça da Paraíba havia encaminhado para o Fórum de Pombal equipamentos de proteção individual (EPIs), tais como máscaras, protetor facial (Shield), álcool em gel e líquido e termômetro. Na oportunidade, a Diretoria da unidade providenciou, ainda, a sinalização e placas de orientação e tapete desinfetante, para garantir a segurança de todos os agentes da Justiça local.

Expediente - A partir desta segunda-feira (20), o Judiciário estadual iniciou a primeira etapa de um retorno gradual das atividades presenciais, voltadas apenas à digitalização dos processos criminais, iniciando-se pelos feitos de réus presos (expediente interno). A iniciativa será feita com base no Plano de Implantação de Retorno Gradual e Sistematizado às Atividades Presenciais (PI), nos termos da Resolução nº 19/2020, observando-se as ações necessárias para prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Esta fase se estende até o dia 2 de agosto, quando se estima que a segunda etapa comece. 

Conforme o PI, de 3 a 23 de agosto está prevista uma abertura gradual para o trabalho externo, focado, principalmente em audiências com réus presos e menores apreendidos. Já o terceiro momento está previsto para a partir de 24 de agosto.

Por Marcus Vinícius-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611