Conteúdo Principal

DITEC elabora Plano de Trabalho para cumprimento da Estratégia Nacional de TI do Poder Judiciário 2021-2026

A Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça da Paraíba elaborou um Plano de Trabalho atendendo à Resolução nº 370/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual versa sobre o Fortalecimento da Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação e a Proteção de Dados. O documento traz as ações, procedimentos, cronograma e responsáveis pelo atendimento da Resolução no âmbito do TJPB.

De acordo com o diretor da Ditec, Ney Robson, o objetivo macro da iniciativa é constituir o principal instrumento de promoção da governança ágil e da transformação digital do Poder Judiciário por meio de serviços e soluções digitais inovadoras que impulsionam a evolução tecnológica na Justiça brasileira. “Há, ainda, a meta de promover a melhoria da Governança, da Gestão e da Colaboração Tecnológica no âmbito do Poder Judiciário, visando direcionar e propiciar a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade dos órgãos com o objetivo de maximizar os resultados com otimização de recursos”, ressaltou Ney Robson.

O Plano de Trabalho foi, inicialmente, elaborado pela Coordenação de Gestão e Governança de TI (COGTI). A COGTI é um setor ligado diretamente à Ditec que tem suas atribuições voltadas ao apoio especializado em cinco eixos de atuação na área de gestão e governança de TI: processos de trabalho, projetos e ações, orçamento e contratações, desenvolvimento das competências das pessoas e planejamentos estratégicos e táticos de TI. “A COGTI implementa boas práticas de gestão e governança na Ditec, além de elaborar, monitorar e revisar os planos estratégicos e táticos advindos do CNJ através de normas diretrizes sobre o tema”, explicou o diretor.

Após elaboração, o Plano de Trabalho foi revisado e homologado pelo Comitê Gestor de TI (CGTI). Esse Comitê tem como principal objetivo fazer a gestão dos planos táticos e operacionais, análise técnica de demandas, acompanhamento da execução de projetos e ações que envolvam tecnologia da informação. É composto pelo diretor, gerentes e os coordenadores de Gestão e Governança e de Segurança da Informação da Ditec.

O Plano de Trabalho então seguiu para apreciação do Comitê de Governança de TI (CGovTI), que decide sobre o planejamento de TI e prioriza projetos e ações de TI executados pela Ditec. O CGovTI aprovou, por unanimidade, o documento e o mesmo foi publicado na plataforma digital do CNJ (ConnectJus). “A partir de agora, o CGovTI deverá realizar o controle e acompanhamento do cumprimento do Plano que será executado pela Ditec”, observou Ney Robson. 
 
Por Gabriella Guedes

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611