Conteúdo Principal
Publicado em: 23/02/2022 - 13h32 Atualizado em: 24/02/2022 - 10h12 Tags: Calendário, Webinários, ESMA

Divulgado calendário de webinários e eventos previstos para 2022 na Esma

A Gerência Acadêmica e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores da Escola Superior da Magistratura (Esma) divulgou, no último dia 17, o calendário de webinários e eventos que estão previstos para o ano de 2022. Conforme a programação, serão realizadas 26 temáticas em diversas áreas do Direito, da Saúde, da Segurança e da Educação, entre outras.

Os eventos e webinários são destinados aos magistrados e servidores do 1º e 2º Graus do Poder Judiciário estadual e serão transmitidos, de forma remota, pela plataforma do Zoom e pelo canal Esma no YouTube. A carga horária será de duas horas/aula. Um banner com toda programação está disponível no site da Esma, no quadro de avisos em ‘WEBINÁRIOS E EVENTOS ANO DE 2022’.

O primeiro webinário ocorre a partir das 11h desta quinta-feira (24) com o tema ‘Vacinação infantil e o Estatuto da Criança e do Adolescente’. O tema será ministrado pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude Protetiva e Cível de Guarulhos, Iberê de Castro Dias. 

Para o mês de março, ocorrerão duas temáticas sobre o ‘Dia Internacional da Mulher’, no dia 8, e ‘Direito dos Animais’, no dia 18. Neste primeiro semestre, ainda, estão previstos os seguintes temas: Reforma Administrativa e o papel do Estado no mundo contemporâneo; Legislações sobre o Direito dos Indígenas e procedimentos relativos a pessoas indígenas acusadas, rés, condenadas ou privadas de liberdade; O Serviço Social no âmbito jurídico; Aquecimento Global e práticas ambientais; e o Fórum Nacional da Justiça Juvenil (FONAJUV) e Fórum Nacional da Justiça Protetiva (FONAJUP).

Para o segundo semestre, a Esma vai promover 16 temas, dentre as quais: Prova Penal e usos das tecnologias na Justiça Criminal: Questões fundamentais; Combate ao Assédio e à Discriminação no Poder Judiciário; Ações de reintegração de Posse e Direito à moradia; Inclusão de pessoas com deficiência no âmbito do judiciário; Desafios para o ensino nas escolas da Magistratura; Direitos dos servidores públicos: PCCR e Promoção; e Racismo em Debate.

O último evento será ‘Investigação Policial e novas tecnologias’ no dia 2 de dezembro. No ano passado, primeiro ano da gestão do diretor da Esma, Desembargador Ricardo Vital de Almeida, a Escola promoveu 36 webinários. 

Por Marcus Vinícius

Arquivos Anexos: 

Os arquivos disponibilizados acima estão nos seguintes formatos: .pdf. Para saber mais sobre como visualizá-los, clique aqui.

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611