Conteúdo Principal
Publicado em: 24/01/2025 - 13h02 Atualizado em: 27/01/2025 - 14h24 Tags: Gabinete Virtual, Redução, Acervo, execuções fiscais

Eficiência: Gabinete Virtual reduz em mais de 58 mil o acervo de Execuções Fiscais do TJPB em um ano

Gabinete_Virtual

A atuação do Gabinete Virtual nos processos de Execução Fiscal, com valor de até R$10 mil, em todas as unidades do Poder Judiciário estadual, fez a diferença em 2024. A produtividade do GV obteve resultados expressivos. Os números registrados apontam uma redução de 58.235 (57,81%) de processos pendentes do acervo de Execução Fiscal, no período de um ano. Em 2023, o montante de processos era de 100.720, reduzindo para 42.485, ano passado. Os dados foram coletados do Painel Datajud do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ainda segundo o levantamento, a Taxa de Congestionamento Bruta do Tribunal Justiça da Paraíba (TJPB) foi reduzida em 5,67%. Em março de 2024, essa taxa estava com um percentual de 56,21% e, em outubro, foi registrado 55,27%. A taxa de congestionamento mede a efetividade do Tribunal em um período, levando-se em conta o total de casos novos que ingressaram no judiciário, os processos baixados e o estoque pendente ao final do período anterior ao período base, como determina o CNJ.

Houve, também, uma elevação no Índice de Atendimento à Demanda (IAD) do TJPB. Em fevereiro do ano passado o IAD registrado tinha sido de 98,85%. Dentro de um mês (março/2024), esse mesmo percentual foi de 113,20%, apresentando  uma elevação percentual de 14,35%. O IAD, utilizado no painel do Prêmio de Qualidade CNJ, é uma métrica utilizada para avaliar o desempenho das unidades judiciárias.

A equipe que integra o Gabinete Virtual é coordenada pelo desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos e composta pelos juízes Jeremias de Cássio Carneiro de Melo, Fábio Brito de Faria e Philippe Guimarães Padilha Vilar e da juíza Renata Câmara Pires Belmont.

Desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos
Desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos

“O GV julgou um número expressivo de processos, apesar de termos uma equipe pequena, mas foi um trabalho bem coordenado pelos juízes que integram o sistema do Gabinete Virtual. Fizemos o possível para dar apoio aos magistrados, que tinham carência de servidores, bem como, aos que estavam recém integrados às unidades judiciárias, além do apoio que demos para o julgamento dos processos de Execuções Fiscais. Temos só que agradecer pelos números alcançados e dizer que a equipe está pronta para novos desafios”, ressaltou o desembargador Márcio Murilo.

Parceria - O Gabinete Virtual é uma iniciativa que segue o que determina as diretrizes do Tema 1184 do Supremo Tribunal Federal (STF) e a Resolução 547/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Tal resultado só foi possível devido ao Ato de Cooperação Interinstitucional n° 01/2024, assinado pela presidência do TJPB, em março do mesmo ano, com a participação do Estado da Paraíba e dos sete maiores municípios com Execuções Fiscais.

A finalidade do GV é agilizar a tramitação de processos, reduzir o acúmulo e o tempo médio de resolução e promover uma economia significativa para os cofres públicos, redirecionando a cobrança de dívidas fiscais para a esfera administrativa, além de buscar alavancar a produtividade do TJPB, garantindo a melhoria no selo de eficiência, atuando positivamente sobre as demais metas estabelecidas.

Por Lila Santos

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711