Conteúdo Principal
Publicado em: 10/09/2010 - 12h00 Tags: Geral, Legado

Encontro reúne jornalistas e magistrados para debater relação entre Judiciário e a mídia no auditório da Esma

Dentro da programação dos 27 anos da Escola Superior da Magistratura (Esma), o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Escola promovem o encontro “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos”. O evento será na próxima quinta-feira (16), a partir das 18h30, no auditório da Esma e faz parte da grade de palestras do Projeto Quintas Legais. O objetivo é buscar discutir uma nova relação entre os operadores do Direito e os profissionais da imprensa paraibana, sempre com a intenção de levar à sociedade a informação jurídica correta e de credibilidade.

Com um formato dinâmico e prático, o “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos” vai trazer dois palestrantes e cinco debatedores. Os participantes também terão espaço para levantar questões atinentes ao relacionamento imprensa e Poder Judiciário. As inscrições para o seminário vão até esta segunda-feira (13). Os interessados podem acessar os sites do TJ (www.tjpb.jus.br) e o da Esma (http://esma.tjpb.jus.br) e clicar o baner “Justiça e Imprensa” para o preenchimento da ficha de inscrição.

Uma das palestrantes será a diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazarollo. Ela adiantou que seu tema, “Judiciário e Imprensa – Qualidade, ética e responsabilidade”, vai tratar  sobre a relação de parceria e transparência. “Isso só vem com objetivos comuns: melhoria de vida das pessoas e a preocupação com o bem comum. Precisamos saber para que público falamos, para sermos claros e compreendidos”, adiantou a jornalista.

Já o juiz Hermance Gomes Pereira vai abordar o tema “Vocabulário rebuscado e o formalismo inútil do Poder Judiciário”. Também vão participar do “Justiça e Imprensa”, como debatedores, o desembargador do TJPB Joás de Brito Pereira Filho; o juiz Aluízio Bezerra Filho; a magistrada Renata da Câmara Pires Belmont; o diretor de jornalismo do Sistema Correio de Comunicação, jornalista Walter Galvão; e um dos pioneiros do Webjornalismo em nosso Estado, Walter Santos, diretor do Wscom e da Revista Nordeste.

Alguns jornalistas avaliaram a importância do “Justiça e Imprensa - Uma conversa entre dois mundos”. A presidenta da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcela Sintonio, classificou  o encontro como um novo tempo em todas as esferas do Judiciário. “Tenho certeza que a sociedade será a mais beneficiada com o 'Justiça e Imprensa'. Com a abertura desse diálogo, estamos exercitando a democracia, ao passo que podemos conviver com os contrários, respeitando as diferenças”.

O superintendente das TVs Paraíba e Cabo Branco  disse que “os jornalistas precisam da Justiça para cumprir com o seu trabalho. Certamente, um evento como esse vai trazer soluções para as dificuldades mais comuns encontradas pelos jornalistas que cobrem o Judiciário em seu cotidiano”.

A editora do Jornal o Norte, Nara Velusca, também ressaltou a iniciativa da Esma e do TJPB. “O encontro vai esclarecer uma série de dúvidas para os repórteres, no que diz respeito aos termos e linguagens técnicas do Judiciário. É uma grande oportunidade de esclarecermos essas incertezas. Depois do encontro, acredito que todos os jornalistas vão se sentir mais seguros na produção de sues textos jurídicos.”

Para o diretor de Jornalismo do Sistema Correio de Comunicação, Walter Galvão, “a proposta da Esma e do Tribunal de Justiça acompanha uma tendência nacional de transparência das ações desenvolvidas pelas instituições. São posturas como essa que solidificam a democracia e valorizam os meios de comunicação e toda a sociedade.”

Por Fernando Patriota

Serviço:
Evento: Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos
Dia: 16 de setembro
Hora: 18h30
Local: Auditório da Esma, Altiplano – João Pessoa
Inscrições gratuitas
Emissão de certificados
Outras informações nos telefones 3252-1104 ou 3216-1612

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711