Conteúdo Principal
Publicado em: 12/11/2020 - 15h15 Atualizado em: 13/11/2020 - 12h13 Comarca: João Pessoa Tags: GEVID, ESMA, Gevid, Curso sobre ‘Saúde Mental e Trabalho no Poder Judiciário’

Esma e Gevid/TJPB realizam Curso sobre ‘Saúde Mental e Trabalho no Poder Judiciário’

Buscando capacitar servidores do Poder Judiciário em relação à importância da promoção da saúde mental e da prevenção de agravos, riscos e doenças, objetivando o bem-estar biopsicossocial, 238 pessoas estão participando, até o dia 27 de novembro, do Curso ‘Saúde Mental e Trabalho no Poder Judiciário’. A formação, na modalidade de ensino a distância (EaD), é promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esma) em parceria com a Gerência de Qualidade de Vida do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Para o diretor da Escola, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, o curso está sendo ofertado como resultado de levantamentos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que mostram que os transtornos mentais e comportamentais constituem o quarto grupo de doenças mais expressivas nas ausências ao trabalho no Judiciário em 2017, com 17.826 ocorrências, correspondendo a 11,8% do absenteísmo-doença.

A Esma e a Gevid, assim, estão em sintonia com os encargos do CNJ de preparar os tribunais, representados por seus magistrados, servidores e colaboradores, para enfrentarem doenças tão presentes no nosso dia a dia.

A capacitação tem carga horária de 35 horas/aula, divididas em quatro módulos: Contextualização de saúde mental; Adoecimento e sofrimento mental; Saúde preventiva e promoção de saúde mental; e Tópicos essenciais em saúde mental.

A avaliação do aluno ocorrerá por meio da realização das atividades propostas. Já a aprovação e, consequentemente, a possibilidade de obtenção do certificado somente será possível caso a média final obtida seja igual ou maior a sete. A certificação, bem como as anotações do curso nas respectivas fichas funcionais, serão providenciadas pela Gerência Acadêmica da Esma.

Por Marcus Vinícius/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611