Esma vai reunir jornalistas no Encontro “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos”
A Escola Superior da Magistratura (Esma), com apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba, vai realizar o encontro “Justiça e Imprensa – Uma conversa entre dois mundos”, no mês de setembro, em João Pessoa. A iniciativa faz parte do planejamento da atual gestão da Escola, com o desembargador- diretor Márcio Murilo da Cunha Ramos.
“Nós já estamos mantendo contatos com diversas personalidades do jornalismo, bem como com assessores de imprensa de tribunais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de instituições ministeriais, visando o êxito do conclave”, revelou o juiz Antônio Carneiro, titular do 2º Juizado Especial Cível da comarca de Campina Grande e integrante da comissão organizadora do evento.
O encontro pretende discutir uma nova relação entre os operadores do sistema judicial e os profissionais da imprensa. “A inexistência de concorrência ante o monopólio estatal da jurisdição, com a consequente falta de preocupação com a imagem, o formalismo inútil, o desconhecimento público da rotina judiciária, a qualidade e a ética do jornalismo judiciário são apenas alguns temas que a serem discutidos no encontro”, disse o magistrado.
Por Fernando Patriota