Conteúdo Principal
Publicado em: 05/09/2025 - 10h19 Atualizado em: 05/09/2025 - 13h24 Tags: Estudantes de Direito, Guarabira, Visita

Estudantes de Direito de Guarabira visitam Museu do Judiciário estadual

-
Presidente do TJPB conversa com os estudantes

Na manhã desta sexta-feira (5), uma turma de estudantes do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade Eesap (Escola de Ensino Superior do Agreste Paraibano) de Guarabira fez uma visita ao Museu do Poder Judiciário da Paraíba, dentro do prédio do Palácio da Justiça, localizado no Centro Histórico de João Pessoa. A visitação guiada contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho, que conversou com os estudantes, e, também, do desembargador José Ricardo Porto. 

“Esse trabalho voltado à memória do Tribunal e sua importância para todos os segmentos da sociedade, só enriquece o conteúdo prático dos alunos e alunas que cursam Direito e pretendem trabalhar no sistema de Justiça”, comentou Fred Coutinho. As visitas são promovidas pela Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), que tem como presidente o desembargador Onaldo Rocha de Queiroga. 

A iniciativa tem como objetivo aproximar a sociedade do Judiciário e ampliar o acesso à história da Justiça paraibana. A mediação da visita ficou a cargo dos servidores da Comissão, Patrício Fontes, Marcos Alcântara e Clarice Santana. Na oportunidade, os alunos e alunas do primeiro e segundo semestres do Curso de Direito tiveram contato com a trajetória dos 134 anos do TJPB.

Durante o percurso da visita, os(as) estudantes conheceram o Memorial, o Salão Nobre, as antigas e atuais salas de sessões do Tribunal Pleno, o Museu, a Cripta Epitácio Pessoa e as galerias históricas, entre elas a dos presidentes do Tribunal de Justiça que ocuparam o Governo da Paraíba e a de juristas paraibanos que chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF).

-
Estudantes da Faculdade Eesap em visita ao TJPB

O professor de Direito Constitucional da Eesap de Guarabira Phillipe Martins foi o responsável por trazer e acompanhar a turma de 20 estudantes ao TJPB. “A ideia é fazer com que eles tenham experiência fora da sala de aula, trazendo a realidade prática do Tribunal, além de experimentar um pouco do Direito fora da sala de aula. Essa é a primeira vez que eles(as) estão aqui e, certamente, essa visita é muito importante para a carreira profissional de cada um(a)”, comentou o professor.

Para a aluna Susana Gomes, a oportunidade de conhecer de perto a história da Justiça estadual é a realização pessoal de conquistas. “Como profissional de Educação, área que trabalho há 30 anos, estar dentro de uma instituição como o Tribunal de Justiça e conhecer sua história de forma detalhada é surreal. Esses momentos vão marcar minha carreira”, comentou a estudante.

O também aluno do Curso de Direito da Faculdade Eesap, Marcos Tullio Collet, disse “que a visita aos ambientes históricos do Palácio da Justiça, com as devidas explicações de cada área visitada, é um divisor de águas entre a parte teórica e prática do Direito”. 

Museu - Instalado no Palácio da Justiça, edifício centenário que abriga a sede administrativa do TJPB, localizado na Praça dos Três Poderes, no Centro de João Pessoa, o museu é um importante patrimônio histórico e cultural do Judiciário paraibano. O local oferece aos visitantes uma imersão nos marcos que compõem a evolução da Justiça na Paraíba.

Agendamento de visitas - É possível marcar visitas ao Museu do Poder Judiciário pelo telefone (83) 9 8657-7058 (WhatsApp) ou pelo e-mail museu@tjpb.jus.br.  Já o Instagram do museu é o @museutjpb.

Por Fernando Patriota


 

 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: imprensa@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3612-6711