Expansão do PJe: processos cíveis tramitam no sistema em todas as comarcas de 3ª entrância
605 pessoas, entre magistrados e servidores, foram capacitadas para operar o novo sistema de tramitação
Desde o início da 1ª fase de expansão do Processo Judicial Eletrônico (PJe), processos de competência cível estão sendo tramitados pelo sistema em todas as comarcas da 3ª entrância (João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Cabedelo, Santa Rita) e em seis comarcas da 2º entrância, como Guarabira, Itabaiana, Mamanguape, Patos, Catolé do Rocha e Ingá.
O objetivo do Tribunal de Justiça da Paraíba é alcançar, até o final do ano, todas as maiores sedes de circunscrição e as varas da 3ª entrância do Estado, almejando, desta forma, a virtualização de cerca de 80% dos processos novos distribuídos na Justiça Comum, segundo informações da Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB.
Para acompanhar o processo de expansão, cursos de capacitação para servidores e magistrados estão sendo realizados nas comarcas através da Gerencia de Capacitação do TJPB. Ao total, 605 pessoas já participaram dos treinamentos, efetuados até o final do mês de agosto, segundo informou a Gerência de Capacitação.
Foram 61 assessores de desembargadores do TJPB, 10 assessores da Gerência de Processamento, 73 servidores da Gerência de Processamento no 2º Grau, que receberam a capacitação para a utilização do PJe.
Já no 1º Grau, envolvendo os Fóruns de Campina Grande, Guarabira, Mamanguape, Fórum Civil da Capital e o Fórum Regional de Mangabeira, foram capacitados 280 servidores e 177 assessores e magistrados.
Continuação - Em outubro, as unidades judiciárias pertencentes às comarcas de Sousa (3ª, 4ª, 5ª e 7ª varas, além dos Juizados Especiais) e de Cajazeiras (3ª, 4ª e 5ª, e Juizado) começarão a utilizar o Processo Judicial Eletrônico, que chegará, no mês de novembro, a Monteiro e Princesa Isabel (1ª, 2ª e 3ª varas de ambas as comarcas), bem como às varas mistas de Itaporanga, no mês de dezembro.
A Segunda fase da ampliação acontecerá em 2016, alcançando todas as demais comarcas da 1º e 2º entrância.
Números – No primeiro semestre deste ano, 69.086 processos no 1º grau tramitaram no Pje, já no 2º grau, 4.205 processos. A Corregedoria Geral da Justiça da Paraíba também utiliza o sistema, tramitando 538 processos, totalizando 73.829 processos tramitando no sistema eletrônico.
Por Vinícius Nóbrega (estagiário)



