Conteúdo Principal
Publicado em: 24/04/2024 - 18h06 Atualizado em: 24/04/2024 - 18h40 Comarca: Rio Tinto Tags: Rio Tinto, Fazendo Direito

“Fazendo Direito”: Projeto debate em escolas temáticas do Direito na Comarca de Rio Tinto

-

O juiz da Vara Única da Comarca de Rio Tinto e diretor do Fórum, Judson Kíldere Nascimento ministrou palestra para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das Escolas Antonia Luna Lisboa, localizada na cidade, e Francisco Firmino da Silva, situada em Cravassu, zona rural do município de Rio Tinto. A iniciativa faz parte do projeto Fazendo Direito, que objetiva levar o judiciário à população e promover uma visão de mundo do Direito.

O magistrado explicou que a palestra teve por finalidade conscientizar os estudantes sobre as consequências da utilização de drogas. “Optamos por trabalhar esse tema nessa faixa etária, pois é um assunto que é muito pertinente para a realidade que pré-adolescentes e adolescentes estão inseridos, pois, cada vez mais, os jovens são aliciados pelo tráfico de drogas”, pontuou o juiz Judson Kildere.

Segundo salientou, o Programa é mais do que apresentar o Judiciário à comunidade, mas também é uma oportunidade de estabelecer um contato direto com a sociedade. “Nestas visitas conhecemos a realidade da população e, principalmente, temos a chance de orientar os cidadãos para que estes possam ter uma vida social, contemplando o melhor bem-estar possível”, reforçou.

-

O juiz também informou que nas comarcas em que atuou sempre optou por oferecer o Projeto para a comunidade. “O município de Rio Tinto foi a sede da primeira apresentação do ‘Fazendo Direito’, e a agenda de programações está cheia, inclusive, com visitas em outras cidades, além das que compõem a Comarca”, comentou.

Também participaram do evento a secretária de Educação do município, Marielza Fernandes do Nascimento, a gestora da Escola Antônia Luna Lisboa, Antonia Bernardo Leandro, e a colaboradora do projeto e técnica judiciária, Jailza Hortencio da Silva. 

Fazendo Direito – Lançado desde 2000 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na época em que o juiz Judson Kildere atuava como professor da instituição, o Projeto é de grande relevância à população, visto que possui uma visibilidade nacional, e desde que foi criado ganhou dois prêmios notórios. 

“Essa proposta de sempre levar uma visão holística, pragmática e de mundo do Direito para a sociedade, principalmente nas instituições de ensino do município, visa construir uma ponte entre a Justiça e a educação. Dessa forma, trazendo a sabedoria dos deveres e da boa conduta a ser seguida pelos cidadãos, perante o Poder Judiciário”, realçou o magistrado. 

Por Maria Luiza Bittencourt (estagiária)

 

-
GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611