Conteúdo Principal
Publicado em: 10/07/2020 - 10h54 Atualizado em: 10/07/2020 - 11h23 Tags: Controle Interno, Media Webinar sobre governança

Gerente de Controle Interno do TJPB media Webinar sobre governança no setor público

A gerente de Controle Interno do Tribunal de Justiça da Paraíba, Rossana Guerra, participa, na manhã desta sexta-feira (10), como mediadora, do Webinar “O Papel da Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF) na Consolidação da Auditoria Interna e no Fortalecimento da Governança no Setor Público do Brasil: conhecendo um caminho em construção com o caso do Judiciário Brasileiro. O evento teve início às 10h e vai até as 12h, pela Plataforma GotoWebinar. 

De acordo com Rossana Guerra, que também é professora doutora em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Webinar é realizado em três blocos de perguntas, conduzidas pela mediadora e respostas dos debatedores com os seguintes temas: Bloco 1 – Independência, Objetivo e Governança; Bloco 2 – Avaliação e Consultoria; Bloco 3 – Plano e Capacitação.  Ela acrescentou que a equipe de convidados para o debate nasceu de uma parceria entre o TJPB e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o propósito de conhecer um pouco do caminho que está sendo trilhado pelo Judiciário brasileiro, nesse segmento de governança no setor público.

Participam como debatedores o auditor Interno da Controladoria-Geral do Estado da Paraíba, Eudes Moacir Toscano Jr. (atualmente, ele está na assessoria da Diretoria Administrativa do TJPB, é graduado em Engenharia Civil, mestre em Finanças e especialista em Controladoria do Setor Público e em Governança de TI); Leonardo Câmara, que é chefe da Seção de Auditoria da Secretaria de Auditoria do CNJ, graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Pública, com atuação como docente na graduação e pós-graduação no Tocantins em áreas ligadas à gestão; e Jetro Coutinho, diretor de Fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU), onde é auditor e atua como membro dos Grupos de Trabalhos de Gestão de Riscos. Ele é graduado em Administração, pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário e Direito Administrativo e especialista em Gestão de Riscos.

Segundo Rossana Guerra, dentre os diversos documentos publicados pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IAA), destaca-se o da Estrutura Internacional de Práticas Profissionais. “As Normas Internacionais para prática da auditoria interna, em evolução desde sua primeira publicação, há quase 28 anos, têm como objetivo orientar a implementação de excelência da função de auditoria interna nas organizações públicas e privadas”, comentou a gerente.

CNJ – Rossana Guerra explicou que o Conselho Nacional de Justiça tem como atribuição o controle administrativo e financeiro do Poder Judiciário e vem, diretamente, desde 2009, com a Resolução n° 86/2013, estabelecendo diretrizes e regras para atuação da auditoria interna no Judiciário. Também sob recomendação do TCU, com alguns acórdãos, vem alinhando suas práticas às normas internacionais de auditoria.

“Com a ajuda dos nossos convidados, vamos construir um debate de como as IPPFs vêm colaborando na consolidação da função de auditoria interna e no fortalecimento da governança no setor público do Brasil, gerando insights para outros órgãos ou instituições interessadas e ajudando na divulgação e esclarecimento das recentes normativas”, enfatizou Guerra.

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB


 

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611