Conteúdo Principal
Publicado em: 19/10/2021 - 12h19 Atualizado em: 19/10/2021 - 18h19 Comarca: João Pessoa Tags: GEVID, saúde, Ginástica Laboral

Ginástica laboral volta aos setores do Tribunal de Justiça e fóruns Cível, Criminal e Regional de Mangabeira

Foto de servidores fazendo ginástica laboral
Equipe da Gevid orienta servidores com ginástica laboral

Com o retorno gradual das atividades do Poder Judiciário estadual, a ginástica laboral também está voltando aos ambientes de trabalho do Anexo do Tribunal de Justiça da Paraíba e fóruns Cível, Criminal e Regional de Mangabeira, todos localizados na Comarca de João Pessoa. Por enquanto, as equipes da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid), vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas, estão trabalhando em regime de rodízio.

Conforme a gerente da Gevid, Valéria Beltrão, a ginástica laboral vem sendo muito bem recepcionada pela maioria dos servidores e magistrados. “Estamos com uma equipe composta por fisioterapeutas e educadores físicos, sendo o nosso principal objetivo, como profissionais da Saúde, trazer bem-estar físico e mental para todos os funcionários do Judiciário, através da prevenção das doenças ocupacionais”, comentou.

O educador físico, Adinor Carvalho, responsável por coordenar uma equipe de três estagiários em Educação Física que faz a visita aos setores, disse que as atividades são voltadas à diminuição do stress e dos movimentos repetitivos do cotidiano. “Os exercícios que desenvolvemos têm o objetivo de fortalecimento dos músculos e a postura correta, no ambiente de trabalho”, disse. Ele acrescentou que a ginástica laboral previne, principalmente, a Dort e a Ler (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho e Lesões por Esforços Repetitivos).

Para os especialistas, a ginástica laboral traz inúmeros benefícios ao trabalhador, dentre eles, uma melhora da postura, redução das dores e stress, alívio das tensões, aumento da resistência à fadiga, motivação para o trabalho e melhora no relacionamento interpessoal. “Para o Tribunal de Justiça da Paraíba, podemos ressaltar três benefícios principais: redução no absenteísmo, diminuição de incidência de doenças ocupacionais e aumento da produtividade”, pontou Valéria Beltrão.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611