III Mutirão da Energisa regularizou a situação de mais de 3 mil moradores de Santa Rita
Durante o evento, mais de cinco mil contas de energia foram quitadas
Entre os dias 11 e 15 de abril, foi realizado na cidade de Santa Rita, o III Mutirão da Energisa. O objetivo era regularizar a situação de moradores da cidade com débito na conta de energia. A ação é uma parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba, através do programa ProEndividados, a empresa Energisa e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).O evento, que regularizou a situação de 3.296 pessoas, aconteceu na Praça da Secretaria Municipal da Saúde, em Santa Rita. No total, 5 mil consumidores receberam a convocação pela empresa através de cartas anexadas à conta de luz.
O mutirão beneficiou os moradores dos bairros do Centro, Alto das Populares, Tibiri, Marcos Moura, Várzea Nova e Eitel Santiago. Segundo Daniela Queiroga, técnica judiciária envolvida no Programa ProEndividados, 5.229 contas foram pagas.
Na oportunidade, o juiz Antônio Carneiro, coordenador do mutirão, destacou a importância da ação e afirmou que mais do que uma oportunidade de negociar dívidas e regularizar dados cadastrais, o objetivo é possibilitar a solução de conflitos através da conciliação.
O III Mutirão da Energisa resultou em acordos que chegaram, no total, a aproximadamente R$ 1,03 milhão. De acordo com o magistrado Antônio, ainda não há previsão para um novo mutirão.
Programa – O ProEndividados é um dos projetos promovidos pelo Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça da Paraíba, que é dirigido pelo desembargador Leandro dos Santos, com poio dos diretores-adjuntos Antônio Carneiro, Fábio Leandro e Bruno Azevedo.
Por Amyrane Alves (estagiária)