Juiz coordenador da Infância e Juventude representa TJPB em Encontro Nacional em Maceió-AL
O coordenador estadual da Infância e Juventude juiz Adhailton Lacet Correia Porto participou do XVI Encontro Nacional do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil, onde representou o Tribunal de Justiça da Paraíba. O evento, que discutiu a uniformização de entendimentos na área, aconteceu nessa quarta-feira (4), na cidade de Maceió, em Alagoas. O Colégio é presidido pelo juiz Sérgio Luiz Ribeiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e tem como vice-presidente o magistrado Adhailton Lacet.
"A reunião ocorre semestralmente com todos os coordenadores dos Tribunais de Justiça do Brasil e nós avaliamos temas relativos à melhoria da prestação jurisdicional na área da Infância e da Juventude", explicou Lacet.
O coodenador ressaltou, ainda, o que falou o presidente do Colégio, juiz Sérgio Ribeiro, ao destacar o fato de que, por serem as demandas comuns, há uma tentativa de uniformização de entendimento, padronização de atuação, com o objetivo de levar as questões ao conhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Fórum Nacional da Infância e Juventude (Foninj), do qual o Colégio de Coordenadores faz parte.
Lacet destacou, também, que foram discutidas questões importantes como a construção de um Centro Integrado de Atendimento em todos os Estados, a exemplo dos que já existem em Pernambuco e Minas Gerais; o atendimento das equipes multidisciplinares, com prioridade absoluta para os casos infantojuvenis, dentre outros encaminhamentos para o Foninj e o CNJ.
"O encontro foi bastante produtivo pela troca de experiências com outros Tribunais, buscando sempre aprimorar e otimizar o atendimento ao público infantojuvenil por meio do Judiciário", realçou o magistrado.
O evento precedeu o Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv) e o Fórum Nacional de Justiça Protetiva (Fonajup), que acontecem no mesmo local, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), respectivamente, onde participam os juízes paraibanos da Infância e Juventude, Hugo Gomes Zaher, Maria dos Remédios e Antonieta Maroja.
Por Lila Santos/Gecom-TJPB