Conteúdo Principal
Publicado em: 19/11/2020 - 09h33 Atualizado em: 19/11/2020 - 09h36 Tags: livro, Crônicas Os ditos do Quiçá

Juiz da 1ª Vara da Infância de JP lança livro de crônicas ‘Os Ditos do Quiçá’ nesta quinta (19) no Hotel Globo

O livro de crônicas ‘Os ditos do Quiçá’ será lançado nesta quinta-feira (19), às 17h, no Hotel Globo, Centro Histórico de João Pessoa. A obra é de autoria do juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Capital, Adhailton Lacet, e tem o selo da Editora Arribaçã, do Município de Cajazeiras-PB. Este é o primeiro livro de crônicas do magistrado, que, em 1977, lançou o livro de poemas, intitulado ‘Lamentos a Dois’, em parceria com poeta Fernando Almeida.

Mesmo antes do lançamento, o leitor já estava comprando seu exemplar por meio dos sites da Arribaçã Editora, da Livraria do Luiz, do Sebo Cultural de João Pessoa, da Estante Virtual e da Amazon.

“Estou extremamente feliz com o lançamento do livro. É como se fosse o nascimento de um filho. Esperamos todo o processo de gestação e depois que ele é entregue ao mundo, a gente só espera que seja bem tratado e que façam as pessoas felizes”, comentou o autor, que também é coordenador estadual da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba. 

Adhailton Lacet nasceu no Bairro do Varadouro, em João Pessoa, onde viveu por vinte e um anos. Começou a ler e escrever poemas e pequenos textos aos 13 anos de idade.

Desde o seu primeiro livro, Adhailton Lacet vinha publicando poemas e crônicas nos jornais impressos da época. “Nos últimos seis anos passei a colaborar, regulamente, com o Jornal Correio da Paraíba, hoje extinto na forma impressa, e, também, com o Diário de Pernambuco”, lembrou.

‘Os Ditos do Quiçá’ reúne algumas crônicas que se encontravam dispersas no jornal impresso. “As crônicas publicadas no jornal são efêmeras, pois nem todo mundo lê o jornal. No livro, não. Elas ficam perpetuadas, até porque são atemporais”, argumentou. Entre as mais conhecidas estão a ‘Metafísica da Bajulação’ e a ‘Deontologia da Maledicência’.

“São crônicas que perduraram e fizeram um relativo sucesso, dentre o público leitor. Agora, elas estão materializadas no livro”, pontuou o cronista Adhailton Lacet, revelando que possui uma nova coletânea e, possivelmente, possa render uma outra obra literária para 2021.

A respeito da escolha do local para o lançamento do seu segundo livro, o autor disse: “Estamos vivendo um momento de atipicidade e pandemia, onde temos que tomar todos as cautelas de segurança, utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), adotar o distanciamento social, por isso, escolhi o Hotel Globo por ser um local aberto”.

Por Fernando Patriota/Gecom-TJPB

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611