Juiz fala sobre enfrentamento ao uso de drogas para mais de 120 estudantes de Rio Tinto
A convite do Conselho da Escola a Cidadã Integral Técnica Estadual Professor Luiz Gonzaga Burity, localizado no centro urbano da cidade de Rio Tinto, o juiz da Vara Única da Comarca e diretor do Fórum local, Judson Kildere Nascimento Faheina, proferiu uma palestra com foco no enfrentamento ao uso de drogas e outras substâncias ilícitas. A iniciativa aconteceu na manhã desta quinta-feira (10) e faz parte do Projeto ‘Fazendo Direito’.
A ação idealizada pelo magistrado leva às escolas e à comunidade uma compreensão acessível do Direito e sua aplicação na vida cotidiana, uma noção fundamental de Direito.
A palestra aconteceu no auditório da Escola, com a presença de, aproximadamente, 120 estudantes. A instituição de ensino oferece Cursos Técnicos de Comércio, Publicidade e Guia de Turismo, todo em tempo integral, com nove aulas diárias. Também participaram do evento o presidente do Conselho Escolar, professor Eduardo Fernandes da Silva Alves; a gestora da Escola, Regina Coelly Mendes da Silva; e a coordenadora pedagógica, Alaíne Nascimento Leiros.
Durante sua palestra, o juiz alertou que a entrada no mundo das drogas possui inúmeras consequências maléficas e danos fatais e, por vezes, leva ao cometimento de infrações penais e suas danosas consequências.
“Podemos dialogar com alunos e alunas sobre o uso nocivo dos diversos tipos de drogas e as implicações legais em relação ao uso dessas substâncias entorpecentes. Estamos exercendo nosso trabalho de cidadania, levando o Judiciário às comunidades, conseguimos atingir o nosso objetivo de especificar quão é importante o trabalho da escola na formação de novos cidadãos e cidadãs”, comentou Judson Kildere, que também tem competência na área de Infância e Juventude.
Ainda de acordo com o juiz, o Projeto ‘Fazendo Direito’ fomenta um debate sobre temas palpitantes no bojo da sociedade e promove o senso crítico da classe estudantil, “fazendo dos estudantes agentes de transformação e multiplicadores desses temas na comunidade".
Por Fernando Patriota
Os arquivos disponibilizados acima estão nos seguintes formatos: .jpg. Para saber mais sobre como visualizá-los, clique aqui.