Conteúdo Principal
Publicado em: 03/03/2023 - 09h59 Atualizado em: 03/03/2023 - 10h50 Tags: Seminário do Sistema Prisional da Paraíba

Juíza da VEP de João Pessoa participará de seminário sobre o Sistema Prisional da Paraíba

Juiza Andréa Arcoverde
Juiza Andréa Arcoverde

A juíza auxiliar da Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca de João Pessoa, Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz, será uma das participantes I Seminário do Sistema Prisional da Paraíba: Direitos Humanos e Relacionalidade de Gênero. A magistrada vai compor uma das mesas do evento ao lado da doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em cotutela com a Universitá degli Studi di Firenze-Itália, Nayhara Hellena Pereira Andrade.

O seminário será realizado nesta segunda-feira (6), com promoção do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap). Os trabalhos terão início às 8h30, com término às 18h, na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, localizada na Avenida João Cirillo da Silva, Altiplano Cabo Branco, João Pessoa.

O objetivo é analisar o contexto histórico de ingresso das mulheres nas forças de Segurança Pública; problematizar as representações e práticas sociais relativas ao ‘ser masculino’ e ao ‘ser feminino; debater sobre os papéis de gênero dentro das policiais penais; e discutir sobre possíveis medidas para aumentar a participação das policiais penais em cargos de gestão.

Na mesa de debate ainda participarão Andréa Gomes de Sousa, pós-graduada em Gestão de Sistemas Prisionais; Ivana Leite Ribeiro, mestra em Educação pela UFPB; Raíssa Pereira de Araújo, pós-graduada em Gestão de Políticas Púbicas em Gênero e Raça pela UFPB; Simone Rodrigues Reis, pós-graduada em Segurança Pública e Cidadania. “Será uma oportunidade de mostrarmos nossa experiência e o trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual nas unidades prisionais de João Pessoa, sobretudo, no tocante à presença da mulher no sistema prisional”, disse Arcoverde.

sistema penitenciário

O secretário da Seap, João Alves de Albuquerque, participará da abertura do Seminário. “O evento é de suma importância, porque aborda temas relevantes sobre os espaços da mulher na segurança pública e no meio jurídico. Trata-se de uma iniciativa pioneira, que busca construir o fortalecimento do debate envolvendo os papéis de gênero no âmbito das forças de segurança com foco na Polícia Penal”, pontuou.

De acordo com a coordenadora do Seminário, Nayhara Hellena Pereira Andrade, “a proposta do evento nasce das preocupações e responsabilidade social da Secretaria de Administração Penitenciária de favorecer e propiciar um clima de interação, de problematização e de superação das dificuldades sociais e emocionais dos operadores da Segurança Pública, de forma específica, dos policiais penais”.

O seminário ainda terá como palestrantes o professor doutor Adriano de Léon, com o Workshop ‘É possível ter afeto sendo policial?’. Também será promovido um debate entre especialistas na mesa ‘A invenção da Mulher no Espaço Público: é possível dividir um espaço pensado para homens?’, com a presença de Gabriela Carneiro Jácome, especialista em Violência de Gênero e Direitos Humanos, pela Escola de Magistratura da Paraíba (Esma), do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Por Fernando Patriota

GECOM - Gerência de Comunicação
  • Email: comunicacao@tjpb.jus.br
  • Telefone: (83) 3216-1611